sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os 100 mais de uma década de concertos, #86-90

86. IVA BITTOVÁ @ FMM SINES
22 de Julho de 2008
Uns assustavam-se com esta mulher checa nas suas explorações de carácter mais dramático. Outros arrepiavam-se com as suas capacidades vocais. Ou no violino. Mais um postal de Sines bem guardado na memória.

87. MÉCANOSPHÈRE @ INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS
Data desconhecida
Vi Mécanosphère por oito vezes. Destaco esta actuação no Franco-Português, cuja data não registei (já agora, quem souber...), com Adolfo Luxúria Canibal a ler a partir de folhas rasgadas e atiradas ao ar do "Atrocity Exhibition" de J.G. Ballard, ou seja, baralhando o que já estava baralhado.

88. TIMBILA MUZIMBA @ ZDB
26 de Junho de 2008
Foi há pouco mais de um ano, mas já é altura de os ter de volta, por favor. As timbila (plural de m'bila, nome que os moçambicanos dão aos xilofones com cabaças como ressonadores) do grupo formado em Maputo há meia dúzia de anos, por músicos e dançarinos, arrastou toda a gente presente na ZDB para uma grande festa de ritmo e dança.

89. FLAT EARTH SOCIETY MEETS JIMI TENOR @ FMM SINES
19 de Julho de 2008
Será porventura exagero, mas talvez houvesse mais músicos em palco do que pessoas no público a conhecerem a obra de Jimi Tenor. Mas isso, aqui, neste festival, não só não é novidade, como até potencia a criação de momentos de descoberta que são de aplaudir. Mas nem tão pouco parece que este interessante encontro da big band com o génio excêntrico do finlandês, outrora do mundo das electrónicas e afins, tenha aguçado por aí além a curiosidade do povo. Mas, para quem prestou atenção, todo o espectáculo foi percorrido por grandes ideias.

90. ERIKA STUCKY @ FMM SINES
28 de Julho de 2007
Escrevi isto na altura: "A suíça Erika Stucky foi uma das maiores surpresas deste festival. O uso que faz da voz, seja no formato spoken word (magnífica a versão para "These Boots Are Made for Walking"), seja na canção, seja nos yodelays, aliado à boa disposição que atravessou toda a actuação, ajudou a que este espectáculo possa ficar retido na memória por bastante tempo." Foi pena que no ano seguinte não tenha conseguido deixar as mesmas impressões.