segunda-feira, 7 de março de 2005

Tortoise com Konono nº1



Os Tortoise vêm de novo à Europa nos próximos meses de Maio e Junho. Adivinhem com quem vão eles andar a partilhar palcos? Com os congoleses Konono nº1, o colectivo das ruas de Kinshasa que este ano saltou para as atenções do mundo (relativamente falando, claro) por ocasião de "Congotronics", álbum recentemente editado pela Crammed (distribuição nacional via Megamúsica). John McEntire, a figura de proa dos Tortoise, tinha já mostrado um particular interesse nos Konono nº1, ao mostrar-se desde logo disponível para trabalhar numa remistura do som do grupo, a incluir num eventual disco futuro. A digressão em conjunto vem confirmar o interesse por parte dos norte-americanos. Com um pouco de sorte (e, já agora, muitas figas, ex-votos, galinhas pretas sem cabeça e outras superstições diversas) talvez ainda os possamos ver por cá. É ter fé.

16/05 Arhus
14/05 Copenhaga
18/05 Hamburg
19/05 Bruxelas
20/05 Lucerna
21/05 Friburgo
22/05 Franfurt
24/05 Londres
25/05 Utrecht
26/05 Heidelberg
28/05 Barcelona (Primavera)
04/06 Paris
17/06 Villeurbane (Les Invités)
18/06 Villeurbane (Les Invités)
01/07 Belfort (Eurockéennes)
(Digressão ainda por fechar)

11 comentários:

  1. Entre 28/5 (Barcelona) e 4/6 (Paris) existe uma aberta interessante. Não quererás deixar de lado os pés de galinha e restantes afinidades e partir para o 2º concerto "sponsored by Juramento_sem_bandeira"? :)

    |RiC|

    ResponderEliminar
  2. Tu estás louco ou quê? :D
    Da última vez que quis trazer cá os Tortoise fiquei convencido que o melhor mesmo é ir fazendo coisas pequeninas... :)

    ResponderEliminar
  3. que os pés de galinha transportem também os stereolab.
    já era tempo : )

    ResponderEliminar
  4. Nada louco! Só desconheço - se bem que é uma área que me agrada - os custos e exigências inerentes a uma digressão dos Tortoise. Mas imagino que a Josephine sempre seja mais baratita.

    |RiC|

    ResponderEliminar
  5. São elevados, perante a perspectiva de público deste tipo de concerto, atestada nas duas últimas (e únicas) vindas deles a Lisboa.

    ResponderEliminar
  6. Sim, senhor economista!

    ;o)

    |RiC|

    ResponderEliminar
  7. mas ambos os concertos dos tortoise tinham bastante gente.
    mas, e os stereolab? quem os traz?

    ResponderEliminar
  8. sim. ou melhor, bastante gente para o evento em questão. estive em ambos os concertos e duvido que coubessem mais 100 pessoas no garage.sobretudo no primeiro concerto...

    ResponderEliminar
  9. Tenho passado no meu programa de rádio os Konono nº1, que me surpreenderam. E também já fiz um apontamento ao disco deles. Já previa este interesse por parte de pessoas atentas.

    ResponderEliminar
  10. stereo_lab said...
    «sim. ou melhor, bastante gente para o evento em questão. estive em ambos os concertos e duvido que coubessem mais 100 pessoas no garage.sobretudo no primeiro concerto... »


    Certamente que não estivemos nos mesmos concertos do Garage... :)
    No primeiro, terão estado aí umas 250/300 pessoas. Cheguei atrasado (vinha de Marrocos nesse dia), mas deu para andar perfeitamente à vontade por praticamente qualquer zona do Garage. No segundo, creio que ainda estiveram menos, ainda que pouco menos. E, para mais, numa noite que contava com várias bandas (era o aniversário da Thrill Jockey...)

    O facto de se ver uma sala com ar composto não quer dizer que esteja muita gente. É uma ilusão. Basta para isso perceber, por exemplo, que a lotação do Garage é de cerca de 700 pessoas. Já lá vi concertos com aquilo a abarrotar, onde não cabe mais uma pessoa. Agora é transpor essa imagem para a dos outros, ditos de audiência "composta", e facilmente se percebe que nestes últimos, por cada pessoa que lá esteja, sempre cabe mais uma, duas, três ou até quatro ou cinco para se ficar com a mesma ideia de cheio dos primeiros. Multiplicando ou, neste caso, dividindo os 700 por um, dois, três, etc... fica-se com uma ideia bem mais real do que se achar logo à partida que estava "bem composta" ou "quase cheia"...

    ResponderEliminar

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.