sexta-feira, 11 de março de 2005

91.6 > 31.7

Aqui há quase oito anos, usava na assinatura do meu mail o título deste post. Alguns recordar-se-ão ainda daquela noite de 31 de Julho, com o Aníbal Cabrita a passar Sérgio Godinho e a encerrar, para sempre, as emissões da Xfm. O slogan, 91.6 > 31.7, era apenas um entre muitos dos que na altura toda aquele imenso auditório orfão ia inventado, sempre na esperança de que o processo pudesse ser invertido. Não foi, mas o 91.6 continuou na memória do rádio do meu carro. Algum tempo depois, veio a Voxx. Eram boas e más notícias. Parte do legado da Xfm continuava presente na Voxx, mas muito se perdera pelo caminho. A insistência nas playlists de dança, muitas das vezes de gosto duvidoso, era uma desses pecados da Voxx. Pelo menos, para mim, claro está. Com o correr do tempo, surgiram excelentes programas. Os "Ultra-sons" nos dias de semana. O "Mensageiro da Moita", do Pedro Gonçalves e do Luís Pinheiro de Almeida, com os quais tive o prazer de conviver em mirabolantes sessões radiofónicas, nas noites de domingo. Já na recta final da vida da Voxx, diverti-me imenso a brincar com o meu bom amigo João Gonçalves numa coisa absolutamente experimental e sem grandes pretensões de ser séria, a que demos o nome de "Operação Drunfo". Pouco depois -- teria piada se fosse culpa nossa -- a Voxx acabava. Era vendida ao mais popularucho dos grupos de comunicação, a Media Capital (bom, o negócio não terá sido fechado directamente com este grupo, mas é como se tivesse sido). A frequência 91.6 continuou, porém, na primeira memória do rádio do carro. E ainda bem, porque hoje não há nada mais que ouça quando ligo o rádio que não seja aquela frequência sem nome, sem palavras que não seja o spot "91.6, Lisboa, 90.0, Porto", a fazer lembrar os indicativos da Xfm. É, sem qualquer espécie de dúvida, a minha frequência preferida neste momento. E a mais perigosa, também, já que a playlist está sempre a servir rock demolidor, nem sempre próprio para quem tem um volante nas mãos e um acelerador macio no pé... São sequências fantásticas. Do "Problems" dos Sex Pistols, para as Electrelane, para os Fall, sei lá mais para quê. Basta ligar, a qualquer hora do dia, para se passar por uma experiência radiofónica ímpar. E, mesmo sem um locutor a apresentar as bandas e o nome dos temas, dá ainda para descobrir coisas novas. Como a remistura do LCD Soundsystem para um dos temas dos Munk, "Kick Out the Chairs". Genial. 91.6 acaba por ser mesmo maior que aquele 31.7 já longínquo.
(CORRECÇÃO: afinal esta última referência diz respeito à versão original, que junta o james murphy e a nancy whang, ambos lcd soundsystem. Obrigado, stereo_lab, pela correcção.)

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Err... É favor não assustar, que não houve censura. O comentário apagado era meu. Um mero teste.
    (Estou a escrever isto a pensar que vocês também vêem lá em cima escrito "comment deleted"... Vai na volta sou apenas eu, enquanto owner do blogue, que vejo essa indicação...)

    ResponderEliminar
  3. o tema de munk não se trata de um remistura lcd soundsystem, mas conta sim na versão original com o cantor james murphy e a colaboradora nancy whang, ambos lcd soundsystem. desculpa a correcção : )

    ps: penso que ainda tenho os minutos finais da xfm com o sergio godinho gravados algures numa cassete. e o que faz impressão é o silêncio ruidoso dos minutos que se seguem ao sinal horário final...

    ResponderEliminar
  4. Ena. Parece que os comentários já estão de novo a funcionar.
    stereo_lab, tens toda a razão. Já faço a correcção.
    Também tenho essa gravação da x.

    ResponderEliminar
  5. bem, infelizmente, segundo isto :http://www.jornalradio.com/modules.php?name=News&file=article&sid=5555704 brevemente vai desaparecer...

    nao sei é se será troca directa... a ver vamos! se a media capital quisesse acabar com a rádio, não tinha continuado com a playlist do cotonete, mas pessoalmente também não mantenho muitas esperanças.

    Já agora, o formato sem locutor parece estar a resultar. conheço outras pessoas que também só ouvem os 91.6... será a vitória da rádio completamente automatizada? :S

    ResponderEliminar
  6. Hummm... eu ouço muitas vezes esta rádio (90.0 no Porto), mas chateia-me a falta de "pessoas" do outro lado. Não gosto de ouvir programas de rádio em que há mais "palratório" do que música, mas, para ouvir uma rádio completamente automatizada, prefiro pôr um CD. Mas isso sou eu... :)

    Vítor, só para satisfazer a tua curiosidade, nós também vemos a indicação de comentário apagado.

    ResponderEliminar
  7. Tb ouço essa frequência quando vou para os lados do Porto. Reconheço muitos dos temas, mas sinto a falta de informação do outro lado (sob a forma de voz humana) quando a dúvida ou a ignorância aparecem. Mas continua a ser a minha rádio preferida por aqueles lados.

    ResponderEliminar
  8. No Porto a X tinha a frequência 105.8 e a Voxx quando apareceu tomou a frequência da antiga R.Energia (90.0).

    O que me tem preocupado, visto que quando ouço rádio só ligo a esta, é que a playlist parece estar em modo repeat, ouvindo-se as mesmas músicas várias vezes ao longo do dia... Prenuncios da mudança para a CidadeFM?

    ResponderEliminar
  9. ajv, tanto quanto me disseram (nao tenho a certeza disso) a emissão da 91.6 é baseada na rádio alternativa do cotonete, logo é natural que repitam as músicas...

    mas, também, qual é a rádio hoje em dia que não as repete de x em x horas?

    ResponderEliminar
  10. André, é mesmo como dizes :)

    Enquanto não nasce das cinzas da «voxx» uma nova rádio, o que ouvimos em 91.6 é a emissão da rádio alternativa do cotonete. Ou seja, podem ouvi-la quando estão no emprego, por exemplo, basta acederem ao site ;)

    lia

    ResponderEliminar
  11. Ó Lia, confirma lá isso da Cidade tomar conta da frequência 91.6...

    ResponderEliminar
  12. André, o problema não se trata tanto da haver repetição da playlist várias vezes ao longo do dia, mas de ser a mesma playlist todos os dias, semanas a fio...
    Ouço rádio no trabalho, mas o pessoal já não tem paciência para ouvir sempre as mesmas músicas todos os dias!

    Era bom era se a 'malta' se juntasse e fizesse uma rádio de jeito... Por acaso ninguém por aqui está com ideias dessas?...
    =)

    ResponderEliminar
  13. "Ó Lia, confirma lá isso da Cidade tomar conta da frequência 91.6..."

    Nunca ouvi nada nesse sentido, Vítor! Mas se souber... ;)

    lia

    ResponderEliminar
  14. -- antes ...rádio comercial ... rut -- depois ... xfm ... voxx -- agora ... 91.6 ... radar ... oxigénio ...

    ResponderEliminar

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.