quinta-feira, 22 de julho de 2004

A caminho de Sines #3

Castelo de Sines
Sexta-feira, 30 de Julho, 21h30
Nome: SAVINA YANNATOU
Origem: Grécia, Atenas
Discografia: "Is King Alexander Alive" (83), "Traditional Lullabies" (85), "Spring in Salonica" (95)*, "Mediterranea" (98)*, "Virgin Maries of the World" (99)*, "Rosa das Rosas" (2000), "Pao na Po sto Synnefo" (2002) e "Terra Nostra" (2002)*. (* - álbuns gravados com o grupo Primavera en Salonico)
Site: www.savinayannatou.com
Barómetro de ansiedade: 5/5

É a pérola do cartaz do FMM 2004. Passe o despropósito da comporação, até porque qualquer comparação traz sempre consigo algum inconveniente, Savina é como Lhasa, numa versão erudita. Talvez a sua voz não seja tão quente como a da canadiana, mas a forma, ora poética, ora delicada, ora experimental, com que aborda as tradições provenientes dos mais díspares lugares do mundo é igualmente entusiasmante, igualmente enriquecedor, igualmente apaixonante. Existe a ideia, por exemplo, de que "Virgin Maries of the World", disco onde Savina recolhe louvores à Virgem Maria originais de diferentes culturas, consegue até fazer o maior dos ateus viver, nem que seja por minutos, sublimes experiências religiosas. Não é todos os dias que a música nos afecta assim.

Para mais informações sobre o FMM Sines: www.fmm.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.