domingo, 11 de julho de 2004

«Eu não vos quis impressionar...»

Momentos a realçar na noite de ontem, no tributo ao António Variações:

Pop Dell'Arte: Linha Vida
O original era demasiado espampanante, demasiado "bailarico" para o grupo de João Peste. Por isso, fizeram uma nova base musical, de índole minimal, sem bateria (San Payo marcava o ritmo num tambor) e com Zé Pedro Moura no teclado. Ao fim, ficou Peste a cantar a cappella "Povo que Lavas no Rio", tema de Amália que António Variações gravou no seu single de estreia.

Adolfo Luxúria Canibal e Armando Teixeira: Canção
Adolfo a declamar o poema de Pessoa sobre a banda sonora electrónica com beats lentos de hip hop e electro do mensch-maschine Armando Teixeira.

Vítor Rua: Caravan
Uma surpresa. De tantas vezes que já vi Vítor Rua ao vivo, nunca o tinha visto propriamente a explorar a técnica de guitarrista, pelo menos, da forma que explorou ontem para uma magnífica versão de "Caravan", de Duke Ellington, de que Variações tanto gostava.

O vídeo
Apesar de alguns problemas técnicos, resolvidos no intervalo do espectáculo, o documentário que a RTP realizou em 96 (?), a propósito de Variações, acabou por ser o rei e senhor da noite. É um trabalho que merece ser revisto e aumentado e -- por favor -- EDITADO! É composto por imagens bestiais, que deviam rapidamente voltar a ser tornadas públicas. Nele cabem magníficas actuações de Variações (nos programas do Júlio Isidro; na praia, com Marco Paulo a aplaudir numa das mesas ao lado; uma arrepiante interpretação de "Visões Ficções"; etc.), nele cabem as entrevistas (como aquela a Rui Pego, que apresentava, de fato e gravata, o Vivamúsica), nele cabem os depoimentos dos irmãos de Variações (uma senhora de maçãs do rosto bem rosadas, por trás de um balcão de retrosaria, um carpinteiro, um executivo de escritório; ...), de colegas de escola ou do cabeleireiro para onde o cantor veio trabalhar, em Lisboa, de profissionais do meio (Carlos Maria Trindade, Toli César Machado, David Ferreira ou Rui Monteiro), etc. EDIÇÃO, porventura revista e aumentada, JÁ!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.