segunda-feira, 12 de julho de 2004

O novo AllMusicGuide (2)

Algumas inconfidências (é suposto os beta-testers guardarem silêncio, mas isso não é mais do que uma manobra de marketing):

Pesquisa por banda/artista
Cada ficha de artista tem agora diferentes "tabs". Aquele que aparece primeiro, o "overview", oferece as linhas iniciais da biografia (que tem também "tab" próprio), relações do artista com outros nomes (à semelhança do que o AMG já fazia antes) e ligações para compra de alguns dos discos (que assim regressam ao AMG depois da experiência, há atrasado, com a CDNOW). No "tab" da discografia aparece, de forma bem mais organizada do que aquela que era conhecida até agora, um manancial imenso de informação relativa aos discos, acompanhado de samples de temas (os Lightning Bolt, por exemplo, que no anterior AMG praticamente não tinham informação alguma, agora estão carregados de samples). Uma "tab" curiosa é a "songs", que mostra os destaques (os "highlights"), a lista completa de canções escrita pelo artista (no caso do Johnny Cash, por exemplo, é uma lista que nunca mais acaba), etc. Para terminar, a ficha do artista tem ainda uma outra "tab" curiosa, "charts and awards", que mostra as posições máximas que os discos atingiram na tabela da billboard, bem como eventuais prémios Grammy.

Pesquisa avançada
A pesquisa por "Lisbon" (como "birthplace") devolve apenas dois artistas, Amália Rodrigues e Carlos Zíngaro. Pode vir a ser uma boa inovação, mas enquanto a base de dados não for melhorada a este nível, a pesquisa por local de nascimento terá pouco interesse. O mesmo se passa com outras pesquisas avançadas, como aquela que associa, enquanto critérios, o estilo de música e o instrumento. Se ao cruzar punk nova-iorquino com guitarra só obtemos três nomes (Lou Reed, Sylvain Sylvain e Johnny Thunders), há qualquer coisa que não funciona.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.