quarta-feira, 8 de outubro de 2003

Pega que é ladrão #1

Durante o tempo em que a Operação Drunfo foi para o ar na Voxx, eu e o meu amigo João Gonçalves tínhamos uma rubrica à qual dávamos o nome de "Onde é que eu já ouvi isto?", onde pretendíamos desmascarar os gamanços descarados que alguns dos músicos de hoje fazem a riffs, melodias ou letras de temas já ausentes daquilo a que podemos chamar de memória colectiva. Recupero agora essa rubrica, com um novo nome, para o Juramento Sem Bandeira. Para a inaugurar, deixo um caso paradigmático dos tempos que vivemos: "Bohemian Like You", dos Dandy Warhols.

Toda a gente ainda se lembra do sucesso que este tema fez há pouco tempo, por força do notável co-branding que trouxe a maior das publicidades à banda norte-americana e a uma grande operadora de comunicações móveis. Mas poucos saberão que aquele riff de guitarra que a toda hora nos aparecia na TV, na rádio, na rua, na net, no telemóvel, etc., era tudo menos original. Já em 1979, os Specials, os maiores do ska-punk inglês, tinham no seu álbum de estreia, homónimo e produzido por Elvis Costello, uma canção chamada "Little Bitch" onde está patente o mesmo riff, igual nota a nota, que tanto sucesso trouxe aos Dandy Warhols e à companhia de telemóveis. É caso para se gritar bem alto... PEGA QUE É LADRÃO!

(Como a rubrica "Pega que é ladrão" não gosta de fazer acusações sem ter os factos comprovativos ao seu lado, aqui fica o link para ouvirem o tema dos Specials: Little Bitch.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.