Ano: 1967
Versão-chave: Jimi Hendrix
O senhor Zimmerman é um dos mais citados autores da música popular dos últimos quarenta anos. De "A Hard Rain's A-Gonna Fall" a "Maggie's Farm", de "Blowin' in the Wind" a "Knockin' on Heaven's Door", dezenas e dezenas de criações suas foram revisitadas nas mãos e vozes de outros. "All Along the Watchtower" é um desses exemplos, e carrega consigo uma curiosa história.
"All Along the Watchtower" era uma das melhores canções de "John Wesley Harding", o álbum que em 1968 marcou o regresso do cantautor, depois de uma ausência motivada em parte por um acidente de mota sofrido dois anos antes. A conversa entre dois prisioneiros, um bobo (joker) e um ladrão, que Dylan canta no tema, é interpretada por alguns como uma referência à indústria musical, meio em que o autor se sentiria cada vez mais asfixiado. É o próprio bobo que diz:
There's too much confusion, I can't get no relief.
Businessmen, they drink my wine, plowmen dig my earth,
None of them along the line know what any of it is worth.
O ladrão, por sua vez, riposta de forma curiosa:
«No reason to get excited, (...)
There are many here among us who feel that life is but a joke.»
Interpretações à parte, até porque a obra de Dylan se presta às mais diversas visões -- existem cursos académicos nos EUA a propósito das suas letras e o seu nome é todos os anos referido como canditado a Nobel da literatura -- a história curiosa que este tema encerra enquanto cover, a tal a que mais acima se aludia, tem como protagonista outro gigante da música popular norte-americana, o guitarrista Jimi Hendrix. Reza a lenda que Hendrix, poucas semanas após o lançamento de "John Wesley Harding", se terá encontrado numa festa com Dave Mason, dos Traffic, e lhe terá dito que queria gravar "All Along the Watchtower". Dito e feito: alguns dias depois, juntar-se-lhes-ia em Londres o baterista Mitch Mitchell, da Jimi Hendrix Experience e com ele fariam uma versão do tema. A citação de Hendrix acabou quase por se tornar a versão oficial, que tem levado ao longo dos anos a que seja pensada por muitos como a versão original. Mas mais interessante ainda é que o próprio Bob Dylan, que achava aquela versão melhor do que a original, alterou a sua maneira de tocar, aproximando-se muito perto da versão mais roqueira, mais selvagem de Hendrix...
Muitos outros artistas deram novas formas a "All Along the Watchtower" ao longo dos tempos. Richie Havens, XTC, U2, Neil Young, Grateful Dead, Saint Etienne, Dave Matthews Band, The Indigo Girls, Taj Mahal, e, mais recentemente, Paul Weller, foram alguns -- uma pequena escolha entre centenas e centenas de nomes -- dos que o fizeram.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.