quarta-feira, 24 de novembro de 2004

O audioscrobbler

Há poucos dias, interrogava-me no Forum Sons pelo real significado de um conceito como o TOP da Associação Fonográfica Portuguesa, quando sabemos que meio mundo copia discos que o outro mundo já havia copiado sabe-se lá de onde, que quase toda a gente sabe ir ao pássaro azul ou a qualquer outro p2p descarregar as últimas novidades. Não seria mais interessante, ainda que nada praticável, ter-se o top dos CD-Rs gravados ou dos mp3s descarregados?

Não há dia em que não apareça pela internet um gadget novo que nos permite fazer isto ou aquilo. Alguns são francamente inúteis, outros, pelo contrário, correspondem a necessidades existentes ou abrem ainda novas perspectivas na utilização das tecnologias.

O audioscrobbler é um desses tais novos gadgets que promete dar consistência prática, fácil e eficaz a determinado conceito do dia-a-dia dos amantes da música que poderíamos prosaicamente denominar por "Que estás tu a ouvir?".

«Audioscrobbler is a computer system that builds up a detailed profile of your musical taste. After installing an Audioscrobbler Plugin, your computer sends the name of every song you play to the Audioscrobbler Server. With this information, the Audioscrobbler server builds you a 'Musical Profile'. Statistics from your Musical Profile are shown on your Audioscrobbler User Page, available for everyone to view.»
(in www.audioscrobbler.com)

Mas há mais para além do "Que estás tu a ouvir?". Podemos, com a ajuda do audioscrobbler saber "O que estão ELES a ouvir?", onde o "ELES" pode ser um qualquer grupo de pessoas que, ora se registaram num "group" específico (vejam o que anda a ouvir o Forum Sons, por exemplo), ora partilhem de semelhanças em determinados critérios (vejam, por exemplo, o top dos portugueses registados... argh, evanescence).

O sistema ainda está longe de ser perfeito. O winamp (ou outro leitor da simpática lista de possibilidades que o audioscrobbler oferece) não envia para lá informação a respeito de IDtags que não estejam bem definidas no MP3 (aconteceu-me há pouco com um mp3 de um longínquo tema do Pedro Ayres Magalhães) ou, no caso dos CDs, não reconhece discos que não tenham CD-text ou qualquer registo nas bases de dados internacionais (ou é uma ou outra situação, o que sei é que estou a ouvir a compilação da última Wire e o audioscrobbler não está a registar nada). Já para não falar, obviamente, nos casos em que ouvimos música noutros meios que não o computador... Mas, ainda assim, como aproximação, e perante uma amostra tão grande de melómanos que ouvem discos no PC do trabalho ou de casa, os resultados podem ser, como dizem os estatísticos, representativos.

Deixo-vos duas ligações adicionais, a minha playlist e a playlist agregada do Juramento Sem Bandeira, grupo que está aberto à inscrição de qualquer um dos leitores aqui do tasco:
www.audioscrobbler.com/user/junqueira/
www.audioscrobbler.com/group/Juramento%2BSem%2BBandeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.