quinta-feira, 21 de julho de 2005

Hermeto nada hermético

Castelo de Sines
Sexta-feira, 29 de Julho, 00h30

Nome: Hermeto Pascoal
Origem: Brasil
Discografia: "Missa dos Escravos/Slaves Mass" é o principal disco de uma extensa discografia feita de diferentes edições locais e internacionais.
Site: -
Barómetro de ansiedade: 4,5/5

Se há duas figuras magnas da música brasileira que têm tanto de genialidade como de excentricidade, uma delas é Tom Zé e a outra só pode ser o multi-instrumentista (à letra!) Hermeto Pascoal. Mais ligado à cena jazz, pelo menos enquanto fora de portas, embora nunca se deixando enclausurar por nenhuma espécie de estilo, Hermeto veio reunindo, ao longo de mais de três décadas, a admiração de músicos grandes como Miles Davis, que o considerou o músico mais completo do mundo, John McLaughlin, Gil Evans, Tom Jobim, Maria Bethânia ou Elis Regina, entre muitos outros, que ora trabalharam com o músico nascido há quase 70 anos no estado de Alagoas , ora gravaram peças por si compostas. Desde que começou, de tenra idade, a criar música a partir do material que encontrava na oficina de ferreiro do pai, Hermeto tem desenvolvido uma abordagem à música que continua a constituir, nos dias de hoje, um enorme avanço na exploração e na descoberta de novos conceitos. Ou de novas formas de fazer música, afinal, como muitos terão tido a oportunidade de testemunhar há alguns anos, por ocasião de um concerto na Expo'98. A excentricidade é parte inseparável de toda a sua carreira, mas já não se espera, porém, que ele leve os porcos da sua quinta para o palco de Sines, como chegou a acontecer noutros tempos.

Para mais informações sobre o FMM Sines: www.fmm.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.