quarta-feira, 13 de julho de 2005

Andanças: 10 anos

Image hosted by Photobucket.comDez anos. O grande festival de música, danças e cultura tradicional que a pédexumbo realiza anualmente em Carvalhais, no concelho de São Pedro do Sul, chegou à bonita idade dos dez anos. O Andanças 2005 realiza-se na primeira semana de Agosto (1 a 7) e conta, como sempre, com um cartaz cheio de eventos e actividades bastante alargado e diverso. Não se assustem, para o caso de não conhecerem, com o extenso rol de actividades que se seguem:

Os bailes vão contar com grupos de fora: Naragonia (Bélgica), Abaçaí (Brasil), Akiakule Folk Taldea, Amanida Folk, Bandina'l Tombo (todos os três de Espanha), Viis (Estónia), Guilis ô Vent, Pain d'Épices (a confirmar) , Piazza dei Miracoli, ZEF (os últimos quatro são franceses), Spakkabrianza (Itália), Utauta Folk Dance Group (rancho folclórico da Lituânia) e Oleandra Folk Dance Group (rancho folclórico da Moldávia). Também há, naturalmente, muitos grupos portugueses: Alafum, À Sanfona , Beltane, Cravo e Ferradura, Dancing Strings, Dazkarieh, Eric Vercelleto há Paulo Marinho, Gaitafolia, Kulirimar, Kumpa'nia Al-Gazarra, Lenga Lenga, Mister Flash, Monte Lunai, MU, Popularis, Pró Pimba, Pula-lhe o Pé, Refilon, Semente, Timbila Groove, Toques do Caramulo, Trad e Varius, Uxu Kalhus e Zigaia. Há também um bom número de ranchos folclóricos portugueses: Rancho Folclórico das Lavradeiras Negrelos , Rancho Regional de Gulpilhares, Rancho Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva , Rancho Folclórico de S. Pedro de France, Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos, Grupo Folclórico de Faro, Rancho Folclórico de Seia e Grupo Folclórico de Portomar. E há ainda DJS: Planeta Dança, põePlay, Il Cru Fantástico e Cabine de Som. Além dos bailes, propriamente ditos, há também concertos: Cardadores da Sete, Dazkarieh, Eddy Cabral, Lenga Lenga, Música barroca, OCO - Os Seres do Vento, Antiqua (Escola de Música do Orfeão de Leiria), Pedro Mestre, Segue-me à Capela, Trad e Varius, Batuque Finka Pé, Flamenco, Grupo Street Dance Sétima Posição, Kukinas, Malkhaz Kunchulia (D. Geórgia), Zambra (D. Orientais), Navio Negreiro e A Bandinha dos Cavalos.

Mas isto não é nada ainda. O programa de actividades do Andanças estende-se a outro tipo de coisas, como as oficinas de dança. Vale a pena enumerar uma por uma: baile mandado, capoeira, chamarritas (danças dos Açores), contact improvisation, danças africanas, dança africana tribal, danças alemãs, danças alpinas, danças baixa Bretanha, danças barrocas, danças do Brasil, danças bascas, danças de Cabo Verde, danças da Catalunha, danças ciganas, danças da Finlândia, danças do Caramulo, danças da Estónia e Lituânia, danças europeias (avançadas), danças europeias (iniciação), danças francesas, danças galegas, danças da Holanda, danças ibéricas, danças indianas , danças internacionais, danças da Irlanda e da Escócia, danças de Itália, danças mediterrânicas, danças orientais 1, danças orientais 2, danças poitou, danças portuguesas, danças sevilhanas, danças siberianas, danças da Georgia, flamenco, funk, jazz improvisação, kizomba, milonga, pauliteiros de Miranda, raízes criativas, rock & roll e swing, salsa a par, sapateado americano, street dance, tango argentino e, ufa, valsas assimétricas.

Cansados? Há mais actividades! Lá vai mais uma lista incrível: bookcrossing, cante alentejano, chi kung, consciência corporal, construção de didgeridoo, construção de fantoches em papel, construção de velas, contador de histórias (vezes três), dança/movimento/terapia, encontros do umbigo, fiação de lã, flauta, gaita de foles falega, hidroginástica, joalharia, máscaras e gigantones, massagem ayurvédica, meditação, música barroca, oficina de cerâmica, origami, percursos de interpretação do Vouga, percussão africana, percussão árabe (darbouka), percussão flamenca (cajon), percussão (ritmos brasileiros), pintura em tecido, relaxamento mântrico, risoterapia e embaloterapia, tai chi chuan, tantra Yoga e meditação, viagem sonora, viola campaniça, workshop de construção da personagem, worshops de educação intercultural, workshop de equilíbrio acrobático (forças combinadas), workshop de didgeridoo, workshop de pandeireta e yoga. Junte-se ainda a estas os percursos pedestres, o percurso a cavalo, a animação de rua, as exposições, o desfile final, a exibição de documentários, etc. Também as crianças têm um programa próprio com uma extensa lista de actividades dedicadas a elas.

O Andanças disponibiliza um parque de campismo gratuito e uma cantina para as refeições. Os bilhetes variam consoante o número de dias que se pretenda estar por lá. Para referência, o bilhete de sete dias poderá custar 90 euros, ao passo que apenas um dia custará 23 (só uma noite: seis euros). Há ainda vários tipos de descontos. Para mais informações, é favor contactar a pedexumbo: pedexumbo@pedexumbo.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.