sexta-feira, 22 de julho de 2005

O transe das ghaitas

Castelo de Sines
Sábado, 30 de Julho, 21h30

Nome: Master Musicians of Jajouka
Origem: Marrocos
Site: www.jajouka.com
Barómetro de ansiedade: 5/5

O sábado do FMM é de loucos. Ou para os que não sendo, assim ficarão ao fim da noite. Depois dos japoneses Samurai 4, sobe a palco o mais antigo colectivo do mundo -- 4000 mil anos, como dizia William S. Burroughs ("a 4000 year old rock band"). Vêm do sopé dos montes Rif, para encantar o público -- à letra -- com "ghaitas" estridentes e hipnotizantes. É a música religiosa que cativou os beatnicks Brion Gysin e Paul Bowles, nos anos 50. No final da década seguinte, Brian Jones visitou também o Rif, a convite de Gysin. Tinha acabado de ser expulso dos Rolling Stones e aproveitou a estadia para gravar sete horas de música com o colectivo (viria a morrer alguns meses depois). O disco que daí resultou, "Brian Jones Presents The Pipes Of Pan At Jajouka", veio atrair cada vez mais ocidentais. Na década de 70, foi a vez do saxofonista Ornette Coleman render-se à magia dos marroquinos, apesar de a maior parte das longas horas de gravações efectuadas não terem ainda chegado a serem editadas. Talvez para perceber o passado da sua banda, o próprio Mick Jagger gravaria em 1989 um tema com o colectivo. E a cultura ocidental não parou desde então de visitar Jajouka para dali beber influências. Bill Laswell, Lee Ranaldo, dos Sonic Youth, e, mais recentemente, o produtor anglo-indiano Talvin Singh, não escaparam à sedução milenar do grupo hoje liderado por Bachir Attar.
(Em Setembro de 2000, entrevistei Bachir Attar -- procurem no arquivo do mês passado pela recuperação que fiz da mesma.)

Para mais informações sobre o FMM Sines: www.fmm.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.