sexta-feira, 15 de julho de 2005

A mesma cantiga de sempre

Esta noite há Xutos & Pontapés no Anfiteatro Keil do Amaral, no Parque de Monsanto, em Lisboa, e a entrada é gratuita. O que interessa aqui não é propriamente vir dar esta notícia, mas antes deixar um lamento, um desabafo, uma manifestação de irritação, o que lhe quiserem chamar. Porquê? Porque custa a entender como é que se permite que a Câmara Municipal de Lisboa -- ou a empresa municipal que lhe está directamente associada -- gaste tanto dinheiro nestes eventos só para promoção própria. Porque isto está sempre a acontecer, embora agora haja a especial pertinência das eleições autárquicas que se avizinham. Porque os Xutos -- nada contra eles! -- têm público em Lisboa interessado em vê-los e em pagarem bilhete. Porque foi isto que em tempos ajudou a dinamitar o circuito de concertos para as bandas portuguesas. Porque é uma concorrência desleal para com outros promotores privados.
Que outras câmaras, mais afastadas dos centros da cultura e do espectáculo, sigam esta opção, ainda se pode compreender. Há diversas razões que podem motivar essa estratégia, como seja a necessidade de fazer face a externalidades negativas advindas da distância em relação aos centros, advindas do fraco nível de participação das populações em actividades deste género, etc. Mas, Lisboa?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.