segunda-feira, 18 de julho de 2005

A mãe da soul cigana

(À semelhança do que foi feito no ano passado, inicio aqui uma série de antevisões relativamente a um conjunto seleccionado de propostas do cartaz do Festival de Músicas do Mundo de Sines 2005.)

Castelo de Sines
Quinta-feira, 28 de Julho, 22h45

Nome: Ljiljana Buttler & Mostar Sevdah Reunion
Origem: Bósnia-Herzegovina
Discografia: "Mostar Sevdah Reunion" (1999), "A Gypsy legend" (2001), "The Mother of Gypsy Soul" (2002), "A Secret Gate" (2003).
Site: www.mostarsevdahreunion.com
Barómetro de ansiedade: 3,5/5

A península balcânica e as suas tradições regressam em força a Sines, este ano. Os primeiros representantes a subirem ao palco são os Mostar Sevdah Reunion, acompanhando a "mãe da soul cigana", Ljiljana Buttler. Actualmente emigrada na Alemanha, Buttler fez sucesso na Jugoslávia dos anos 70, então pelo nome de Ljiljana Petrovic. Juntou-se recentemente à Mostar Sevdah Reunion, um grupo que já passou por Lisboa, há cerca de quatro anos, e que assenta na tradição da canção muçulmana bósnia, a "sevdalinka" ou a "sevdah" (palavra árabe que em tempos remotos era usada para designar determinado fluído que circulava pelo corpo humano e controlava as paixões e as emoções). Aguarda-se, por isso, um grande encontro entre tradições ciganas e muçulmanas dos Balcãs. O grupo vai ainda estar no Funchal, dois dias depois, para o festival Raízes do Atlântico.

Para mais informações sobre o FMM Sines: www.fmm.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.