quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Covers famosas #2: (I Can't Get No) Satisfaction

Autores: Keith Richards e Mick Jagger (Rolling Stones)
Ano: 1965 (7")
Versões-chave: Devo, The Residents, Otis Redding, ...

Algumas centenas de grupos e artistas registaram, ao longo dos últimos quarenta anos, inúmeras versões daquele que foi o primeiro single dos Stones a chegar ao topo da tabela norte-americana de vendas. Dos Devo ao Residents, de Bruce Springsteen a José Feliciano, de Samantha Fox a Britney Spears, dos Beach Boys aos Television, meio mundo gravou ou tocou "Satisfaction" ao vivo. Curiosamente, tratava-se de um single -- incluído álbum "Out of Our Heads" (1965) -- em relação ao qual Keith Richards terá levantado obstáculos. Imaginava ele que toda a gente iria notar que aquele seu riff de abertura era copiado de "Dancing in the Street", de Martha & The Vandella, o que até nem é tanto o caso.

Provavelmente, a mais bem conseguida dessas versões coube aos Devo, que a apresentaram logo ao primeiro álbum, "Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!" (1978). Aquela esquisita re-montagem da canção ficaria na história do grupo como mais um tema do reportório, algo que o álbum ao vivo "Now It Can Be Told" (1988) testemunharia dez anos depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.