sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Breves de sexta-feira

1. Este é um fim-de-semana cheio de coisas a acontecer. Por exemplo, temos hoje no CCB a manobra de charme do Festival au Desert, evento que decorre todos os anos no Mali e onde habitualmente surgem os melhores embaixadores mundiais da rica música daquelas paragens. É o caso dos Tinariwen, com as suas guitarras eléctricas, que regressam a Lisboa depois do magnífico concerto no São Jorge há três meses. Ou de Vieux Farka Touré, a provar que a genialidade é coisa que se herda na família. Tinariwen e Vieux Farka Touré sobem hoje ao palco do Grande Auditório do CCB, a partir das 21h.

2. Para algo completamente diferente, mas também imperdível, há a dupla de Bordéus Kap Bambino, hoje no Lounge, com entrada gratuita, como é habitual. Vejam e escutem o myspace deles, para perceberem (ou não) que vai valer a pena dar uma saltada ao beco da Moeda. Amanhã é no Porto, no Plano B.

3. Na ZDB, e também hoje, há Vert. Breakbeat, broken beat, jazz, num formato próximo da canção. Adam Butler, que esteve ontem no Porto, vai também a Coimbra (Via Coimbra, amanhã) e a Esposende (Casa da Juventude, Domingo).

4. Não é assim tão habitual tê-los no Porto, por isso há que aproveitar, malta da inbicta: os Anonima Nuvolari vão estar hoje nos Maus Hábitos.

5. Ainda no capítulo das coisas imperdíveis deste fim-de-semana, há David Sylvian no CCB, no domingo, ou no Theatro Circo de Braga, dois dias depois. Esta será, provavelmente, uma das últimas oportunidades para ouvir um dos maiores génios de sempre cantar temas de um passado tão generoso como o de Sylvian.

6. Passaram dez anos, mas parece que foi ontem que a Cool Train Crew começou a dinamitar as noites por aí, com o seu drum'n'bass explosivo. Porque sabe bem, a eles e a nós, comemorar estas datas redondas, saiu para as ruas esta semana um disco que reúne remisturas de temas dos Taxi (Chicklet), Blind Zero, Blasted Mechanism, Da Weasel, entre outros. Parabéns a todos que já passaram pela CTC.

7. O meu bom amigo António Pires apresenta a sua obra "As Lendas do Quarteto 1111" no Music Box, na próxima terça-feira, dia 23. Vai ser uma noite particularmente especial, até porque ao palco vão subir alguns elementos do Quarteto 1111 para um mini-concerto. E nos pratos vão estar o próprio António e outro poço sem fundo de conhecimentos da música portuguesa, o João Carlos Callixto. É a partir das 22h. E o António vai também estar no Fale com Ela, da Radar, neste fim-de-semana.

8. Continuando nos livros e nos amigos, o Luís Soares já vai no seu terceiro trabalho. Chama-se "Em Silêncio, Amor" e o primeiro capítulo pode ser lido no blogue do Luís, que também por lá colocou uma sugestão de banda sonora para a leitura.

9. Hoje e amanhã, o Sítio do Cefalópode despede-se das instalações no bairro do Castelo com duas festas que prometem. As portas só fecham mesmo para a semana, porque segunda-feira ainda vai acontecer a última jam session e, na terça, a última roda de chorinho.

10. Amanhã há Bailarico Sofisticado em Alcântara, num bar chamado By Me (fica ali naquele condomínio catita oposto ao Paradise Garage). De hoje a uma semana, há também Bailarico no Mini-Mercado, em Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.