sábado, 17 de março de 2012

Ainda a propósito do Paradise Garage, que hoje reabre

Na sequência do que aqui ontem se deu conta, não na descarga de fúria de início, mas na segunda parte, a respeito da reabertura para hoje marcada do Paradise Garage, lembrei-me de ir ver aos meus arquivos os concertos que me fizeram levar ao clube de Alcântara, desde o ano de 1994, quando ainda se chamava Gartejo. Notem bem, antes de atirarem a primeira pedra, que alguns dos nomes só aqui estão por obrigação profissional da altura... A negrito vão aqueles dos quais guardo melhores recordações:

ALIBI, ANGER, ANTI-CLOCKWISE, ATARAXIA, ATOMIC BEES (duas vezes), ATOMIC BEES, BARRY ADAMSON, BEAUTIFUL NOISE, BIG FAT MAMMA, BIG ME, BLIND ZERO, BOBBY CONN KARAOKE SHOW, BROKEBACK, BULLLET, CALEXICO, CASINO, CHICAGO UNDERGROUND DUO, CLÃ, COLDFINGER, COOL HIPNOISE, COSMIC SUNDAY, DA LATA, DEAD KENNEDYS, DREAD ASTAIRE, EELS, ELEVENTH DREAM DAY, FLOOD, FONZIE, FRENZAL RHOMB, GOD SPIROU, GODSPEED YOU BLACK EMPEROR!, HI-FI JÔ, ID PÓRTICO, IN HER SPACE, IN THE NURSERY, J MASCIS, JORGE REYES, KANE, L7, LAMBCHOP, LEE 'SCRATCH' PERRY, LESS THAN JAKE, LIFE OF AGONY, LTO, LUNA SEA SANE, MÃO MORTA (duas vezes), THE MISSION, MOGWAI, MOJAVE 3, MORE REPÚBLICA MASÓNICA, MOUSE ON MARS, THE NO-COUNTS, ONE, PALMERSTON, THE PARKINSONS, PEE WEE MONTANA, PETE YORN, PHASE, PINHEAD SOCIETY, PLÁSTICA, RADIAN, RAMMSTEIN, RAS AL GHUL, ROLLANA BEAT, THE SEA AND CAKE (duas vezes), SHANNON WRIGHT, SHED 7, SHIVAREE, SLAMO, SONORA BELA VISTA, ST. THOMAS, SUPERNOVA, SWITCH.COM, TARA PERDIDA, TERRAKOTA, TERRY LEE HALE, THERAPY?, TORANJA, TORTOISE (duas vezes), TRANS AM, THE WALKABOUTS, WONDERLAND, YELLOW W VAN (duas vezes), YO LA TENGO, YOUNG GODS.

89 concertos. E não-sei-quantos jantares no Brilha-Tejo. Venham mais. E que a cerveja não seja tão cara como antes.

Atualização: lembrou-me entretanto o César dos Mercury Rev, em 2001. Mais um, então, e a negrito.

7 comentários:

  1. Não foi lá também que os Radiohead vieram cá apresentar o "OK Computer", antes de explodir mundialmente?

    ResponderEliminar
  2. Ah foi nessa altura? Ainda há dias mandava a boca a um amigo de que os Radiohead que lá tinham ido ainda eram os putos borbulhentos e sem qualquer interesse do Creep... :)

    ResponderEliminar
  3. Pelo que se encontra nos sites de fãs de Radiohead, foi a 15,16 e 17 de Maio de 1997 que eles lá tocaram. O "OK Computer" sai no UK a 16 de Junho do mesmo ano e a seguir foi o que já se sabe.
    Tenho ideia de ler jornais da altura que contavam que os membros da banda foram para trás do balcão a seguir a um concerto, servir umas cervejas. Um negrito forte concerteza para quem lá esteve :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, a negrito forte... Mas depois daqueles dois primeiros álbuns ninguém foi capaz de perceber muito bem o que raio é que se estava ali a passar.
    Se a memória não me falha a maior ovação da noite foi para o 'You' que o TY cantou/tocou sozinho com uma guitarra acústica num dos encores, o que explica muita coisa...

    ResponderEliminar
  5. Creio que foram duas datas (um Sábado e um Domingo) e não três, em Maio de 1997. Foi um fim-de-semana em grande, já que no Domingo o Tricky foi ao Coliseu apresentar o "Pre-Millennium Tension", num concerto em que só via fumo no palco. No Sábado, os Radiohead deviam ter menos de 2/3 da sala, mas lembro-me de que foi um bom concerto.
    Permite-me discordar ligeiramente, Vítor. Na altura já tinham o "The Bends", que é um belo disco. Quanto ao "Creep", estou 100% de acordo.

    ResponderEliminar

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.