quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sábado é RSD

O próximo sábado é o grande dia das lojas independentes de discos, o "Record Store Day". Há quase um milhar de lojas de discos por todo o mundo que depois de amanhã vão celebrar o dia de forma especial, com concertos, sessões de deejaying e outras iniciativas. O dia serve também de mote para bandas como os Blur, entre muitas outras, lançarem edições especiais. Por cá, e à semelhança do que já aconteceu no ano passado, o dia é celebrado por alguns dos nossos santuários de perdição:

* A FLUR (Lisboa) é uma das mais empenhadas e vai contar com concerto de Pedro Magina (Aquaparque), sendo que a actuação de Bill Orcutt foi cancelada, por causa das restrições aéreas no Reino Unido provocadas pelas cinzas do vulcão islandês. O Teatro Praga fará uma apresentação especial para "Demo, Um Musical", de Kevin Blechdom, Christopher Fleeger e Andres Loo. Haverá ainda sets de DJ Ride, Vítor Belanciano, Nuno Galopim, Rui Tentúgal e Bros. Rui Miguel Abreu fará uma visita guiada a capas de discos sob a temática "Electrónica e Espaço". No balcão vão estar Joaquim Albergaria, Rui Miguel Abreu, Isilda Sanches, Joana Bernardo, Sérgio Hydalgo, etc. E há também, claro, as inevitáveis promoções, algumas das quais já activas, que podem ser consultadas aqui.

* A JO-JO'S/CD-GO (Porto) vai ter espectáculos de Soaked Lamb (12h), Cavalheiro (16h), Complicado (17h) e Andrew Thorn (18h30). Os discos, o equipamento hi-fi e o merchandising terão 20% de desconto, ao passo que os livros e revistas estarão 10% mais baratos.

* A LOUIE LOUIE (Lisboa, Porto e Braga), terá desconto de 20% em todos os artigos. Na loja de Lisboa vai haver uma exposição retrospectiva de capas de discos da Factory.

* A CARBONO (Lisboa) aproveita e celebra também o seu 17º aniversário. Vai oferecer t-shirts da loja e pacotes surpresa com CDs.

* A TREM AZUL (Lisboa), que estará ocupada em larga parte com a Festa do Jazz terá ainda assim oportunidade de celebrar o RSD através de promoções em alguns artigos.

O site www.recordstoreday.com indica ainda que a WAHWAH (Aveiro) vai associar-se ao dia, mas não é indicada a forma com que o vai fazer. Se alguém souber, se alguém souber de outras iniciativas noutras lojas nacionais, por favor: comentários. E, já agora, para quem se vir perdido em Lisboa, há por cá isto.