terça-feira, 16 de junho de 2009

Enxurrada de acontecimentos para os próximos dias

Alguns destaques:

* Ainda antes do Jazz em Agosto, a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta no seu magnífico anfiteatro ao ar livre um conjunto de espectáculos integrados no programa Próximo Futuro, "dedicado em particular, mas não exclusivamente, à investigação e criação na Europa, na América Latina e Caraíbas e em África". No que diz respeito à música, o programa abre com a Orquestra Gulbenkian, no sábado, para, no dia seguinte -- naquele que é o evento mais esperado desta leva inicial de concertos -- apresentar dois nomes associados à editora Sublime Frequencies, os saarianos Group Doueh e o sírio Omar Souleyman. Começa às 19h, mas antes poder-se-á escutar música e ver filmes da Sublime Frequencies. Nos fins-de-semana seguintes, há ainda A.J. Holmes, Dema y su Orquesta Petitera, Orquestra Imperial, Gala Drop.

* Explorando também as músicas de outras paragens, o Tocar de Ouvido tem mais uma edição em Évora, com Rabih Abou-Khalil, Kepa Junkera, etc. De quinta a sábado.

* Ainda no mesmo registo, por assim dizer, mas mais a Norte, decorre o Festim, Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, com destaque para a presença do brasileiro Hermeto Pascoal em alguns concelhos do distrito de Aveiro.

* Mais para o final do mês, e arrumando com o capítulo das músicas do mundo nesta nota, acontece o MED de Loulé, o habitualmento extenso festival que este ano contará com Rokia Traoré, Horace Andy, Ojos de Brujo, a Orquesta Buena Vista Social Club, entre muitos outros nomes. De 24 a 28 de Junho, em seis palcos instalados na cidade de Loulé.

* O Goethe-Institut, o Instituto Franco Português e o Musicbox associaram-se na realização do Festival Silêncio!, um evento dedicado à palavra, onde a spoken word assume, naturalmente, destaque. Entre 18 e 27 de Julho, e entre outras iniciativas, vai haver apresentação de Estilhaços (o projecto de Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Henrique Fernandes), espectáculos de MCs, concursos ao vivo de poesia ("poetry slams"), etc.

* Os Secret Chiefs 3 vão regressar a Portugal. O grupo de Trey Spruance, antigo guitarrista dos Mr. Bungle e dos Faith No More tem datas agendadas para o Porto (Passos Manuel, a 29 de Junho) e, desta vez, também por Lisboa (Santiago Alquimista, no dia seguinte).

* A ZDB apresenta na próxima sexta-feira a nova banda de Norberto Lobo, os Tigrala, onde o guitarrista se faz acompanhar por Guilherme Canhão (guitarrista nos Lobster) e pelo percussionista mexicano Ian Carlo Mendoza. Na mesma noite há ainda um concerto de Gate, pseudónimo de Michael Morley, dos neo-zelandeses Dead C.

* Festa na rua: sexta-feira, há Kumpania Algazarra na rua Nova do Carvalho (a rua do Europa, Musicbox, etc.), pelas 22h; sábado, há Arraial na Mouraria, com os Anonima Nuvolari no Largo da Rosa, em mais uma iniciativa da associação Renovar a Mouraria.

* Para quem goste, há também o regresso das manas CocoRosie a Portugal: sábado no CC Vila Flôr, em Guimarães; e domingo, no CCB, em Lisboa.

* O Gui tem sete anos. Nasceu prematuro e não consegue andar, precisando de uma cirurgia especial, a ser realizada em Cuba. Na ajuda para a recolha de receitas para ajudar a esta causa, Gimba, Zé Pedro, Irmãos Catita, Cais do Sodré Cabaret!, Ena Pá 2000, Monstro Mau, Budda Power Blues e outros sobem na próxima quinta-feira ao palco do Maxime.