quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Num futuro próximo

Num futuro próximo, todos os auto-rádios virão equipados com o sistema Jarbas, que mudará completamente a experiência de ouvir música enquanto se conduz. Na verdade, o sistema Jarbas não é mais do que a transposição para o interior do automóvel dos mesmos princípios que regem o sistema Alfredo, que estará disponível em todos os equipamentos de multimédia caseiros.
Basicamente, tanto o sistema Jarbas como o sistema Alfredo vão pôr a tocar aquela música que queremos ouvir naquele momento, entre um vasto espectro de possibilidades. Vão também dar sugestões, pois têm um software carregado de algoritmos complexos que, em fracções de segundo, até encontram o que queremos e não sabíamos que queríamos. E terão, claro, um sistema integrado de reconhecimento de voz.
Mais, o sistema Jarbas, por exemplo, estará disponível em duas versões. A "local", com acesso a uma base de dados gravada numa memória do tamanho de um sabonete com capacidade para mil milhões de temas, e a "remote", com acesso a todas as bases de dados online existentes no mundo.
Vejamos alguns exemplos práticos do que poderá ocorrer durante uma viagem:

- Jarbas, apetece-me ouvir o best-of 2010-2015 dos Animal Collective. O álbum inteiro.
- É para já, senhor.
[Começa a tocar o álbum]

- Jarbas, agora queria ouvir uma coisa mais antiga. Passa-me aí as versões do "Louie Louie" que tenham sido gravadas em 1973, por ordem alfabética do nome do artista.
- É para já, senhor.
[Começa a tocar a longa sequência de versões disponíveis]

- Jarbas, toca aí aquele gajo inglês, que foi fundador dos qualquer-coisa-Foundation, e que passou a tocar sozinho recorrendo aos loops...
- Refere-se ao Matt Elliott, senhor. É para já.


- Jarbas, passa aí qualquer coisa que eu costume ouvir mais às terças-feiras, a esta hora.
- É para já, senhor.


- Jarbas... Senegal, qualquer coisa que eu vá gostar.
- Senhor, sugiro-lhe os Étoile de Dakar, uma das primeiras bandas do Youssou N'Dour.


- Jarbas, deixa-me ouvir o que aquela miúda que conduz o carro atrás está a ouvir.
- É para já, senhor.
[Nota: esta opção só está disponível na versão "Jarbas Remote" e é necessário que terceiros estejam a autorizar a troca de informação.]

(Esta postagem tola foi patrocinada pela monotonia de uma travessia da Vasco da Gama à noite.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.