terça-feira, 18 de outubro de 2005

MeTem nojo, Vocês

Ok, a malta até nem é inteiramente ingénua nestas coisas. Já sabia, desde tenra idade, que as palminhas e os risinhos do 1-2-3 eram "sugeridos" pela produção do programa, em cartazes que eram levantados no momento apropriado. Até o Tony Silva brincava com essa mentira televisiva, transportando-a, porventura, para o domínio das coisas que aceitamos como "normais". Mas, desde então, o mundo do espectáculo e da televisão evoluiu (nota para a produção: levantar cartaz "Rir!").

A produção do MTV Awards Lisboa 2005, aquele evento que trará à capital portuguesa a indústria mundial da música, no que de melhor (nota: levantar novamente o cartaz "Rir!") e pior possa ter, prepara-se para fazer o casting de seat fillers, papparazi, screamers e pessoas para o golden circle. O que querem dizer estes nomes? Muito rapidamente, um seat filler é alguém que substitui o artista no momento em que este sobe ao palco; um papparazi, neste contexto, é um fotógrafo a fingir, para criar no espectador a ilusão de um grande momento mediático (nota: levantar o cartaz "Ahhhh!"); o screamer é um figurante aos berros e as pessoas que vão para o golden circle, a área junto ao palco, são mais figurantes bem animados, conforme quer a produção.

O Zezinho, que assiste ao MTV Awards em casa, chegará a pensar que aquela gente grita porque é fã dos artistas que passam pelo tapete vermelho ou que sobem ao palco. Poderá imaginar até que aquelas miúdas histéricas a puxarem pelos seus cabelos são revisitações genuínas daquelas outras que nos anos 60 recebiam os Beatles nos aeroportos ou nas salas de concerto. É que essa genuidade continua a haver na música (nota: levantar cartaz "Ahhhh"), mas em círculos arredados desta grande máquina que encontra na MTV o seu principal canal de propaganda e de arregimentação de papalvos. O Zezinho, coitado, deixa-se levar pela mentira que é a televisão, e nem sabe que aquelas pessoas estão lá para cumprir a função de o ludibriar. E não é só ele que é ludibriado. As próprias pessoas que participam neste triste espectáculo nem sequer são pagas...

Mete-me nojo isto. Cada vez mais evito a televisão. O verdadeiro já nem consegue ser um momento do falso...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.