sexta-feira, 20 de maio de 2005

Enxurrada de notas breves

1. A primeira nota tem que abordar, obviamente, esta estranha semana, que ficará para sempre gravada na minha memória. Desapareceu uma das pessoas que me deixou uma grande influência e uma enorme sensação de perda. Há que agradecer aos elementos dos Gaiteiros de Lisboa e outros gaiteiros da Associação Nacional de Gaitas de Foles por terem dado um contributo tão especial na última despedida ao Fernando Magalhães, nesta passada quinta-feira.
(Em breve, haverá novidades a respeito de um encontro de amigos e leitores do Fernando, num bar, com música trazida por todos, entre os inacabáveis exemplos de coisas com que ele se entusiasmava e entusiasmava os que o rodeavam. O mote está dado aqui.)

2. Há mais nomes para Sines. Os malianos Amadou & Mariam e... Marc Ribot, com o seu novo projecto The Young Philadelphians. Junte-se KTU (o mirabolante projecto de Kimmo Pohjonen, Samuli Kosminen e dois elementos de King Crimson), os inenarráveis Konono no.1 e mais alguns nomes sonantes nas músicas do mundo (e não só) e começa-se a ter um cartaz explosivo...

3. Por falar em músicas do mundo, outra grande notícia é a vinda do maliano Ali Farka Touré a Lisboa, para um festival de música africana que terá logar na floresta de Monsanto. Parece que o agricultor Farka Touré tirou licença das suas plantações e veio dar a sua meia dúzia de concertos pela Europa. Finalmente, somos contemplados com a sua vinda. O festival decorre lá para finais de Junho, precisamente uma semana antes do festival de Sines.

4. Ainda no domínio das músicas do mundo, não esquecer o Festival Islâmico de Mértola, uma mostra que vai para além da música e que ganha de ano para ano cada vez mais destaque. Já começou ontem e dura até ao próximo domingo.

5. Virando as agulhas para o rock, já começou o Festival Tímpano, na Casa das Artes de Famalicão. Depois de Perry Blake, que por lá passou nesta quarta-feira (e que, já agora, tem hoje concerto em Lisboa, no Santiago Alquimista) outras propostas de grande interesse: Micah P. Hinson e Nina Nastasia (hoje), Lydia Lunch (amanhã), Mark Kozelek e Lisa Cerbone (dia 25), Neon Road (dia 27), Quinteto Tati e Dead Combo (dia 28).

6. Cambiando agora a direcção para o lado das electrónicas, é certo que desta vez o BRG vai mesmo acontecer. Falo do BRG2005, festival de músicas electrónicas de Braga, que vai ter lugar no novo Estádio Municipal e contará com a presença de alguns nomes importantes, onde se destaca o Monolake e os "portugueses" Mécanosphère. Mas há várias outras opções num cartaz que será levado à cena entre os próximos dias 26 e 28 de Maio.

7. Paredes de Coura, última contagem: Killing Joke, Kaiser Chiefs, !!!, The Bravery, Death From Above 1979, Pixies, The Roots, Hot Hot Heat, The Arcade Fire, Nick Cave & The Bad Seeds e Juliette & The Licks.

8. Hip hip hurra. Os Hood vêm cá. Dias 30 e 31 de Maio, na ZDB e no Mercedes, respectivamente.

9. E é altura de despedidas. O Juramento -- é assim que um bloguista fala -- vai de férias por alguns dias, voltando no outro fim-de-semana, com a certeza de que não poderá perder o concerto dos Stooges no Super Blargh Rock. As charadas regressam lá para sexta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.