quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dois festivais de jazz a crescerem

Primeiro, o de Sines. À terceira edição, torna-se clara a aposta da câmara local em fazer do "Sines em Jazz" mais um motivo para encher a cidade, com cartazes preenchidos por nomes cada vez mais sonantes e com a integração de actividades paralelas, muito à semelhança dos passos percorridos pelo seu irmão mais velho, o FMM. O "Sines em Jazz" decorre já no próximo fim-de-semana, de sexta a domingo, e contará com as actuações do Afonso Pais Trio e do projecto Secret Apache do saxofonista Acácio Salero (sexta); do super-quarteto El Fad, com José Peixoto, Carlos Zíngaro, Yuri Daniel e José Salgueiro a trazerem as tonalidades mouriscas para o jazz, e do octeto Low Budget Research Kitchen em versões de Frank Zappa (sábado); e da cantora Paula Oliveira e do In Tempus Quarteto de Vasco Agostinho (domingo). Além dos espectáculos, há as palestras (com Luís Lapa, Virgil Mihaui, Carlos Azevedo, José Duarte, Zé Eduardo e Paulo Perfeito) e as oficinas (Acácio Salero e Vasco Agostinho). Os concertos ocorrem no Centro de Artes, com os bilhetes a custarem cinco euros em cada noite. Informação mais detalhada aqui ou aqui.

Mais tarde, durante os dois primeiros fins-de-semana de Setembro, decorre o festival Jazz.pt. Na segunda edição, o festival organizado pela revista com o mesmo nome não só volta a marcar presença no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, como ainda se estende à cidade de Évora (Pç. Giraldo, Garcia Resende e Espaço Celeiros). Por estes locais vão passar o trio Jazz Giants (com Joachim Kühn), Albert Pinton, Jonas Kullhammar, Alípio C. Neto, Angelo Olivieri, Jeffery Davis Quartet, Rodrigo Amado, Big Band da Nazaré, Mikado Lab, Nuno Costa, Jorge Moniz, Júlio Resende, Ole Morten Vagan, LUME, Nobuyasu Furuya Trio, Ricardo Luppi, João Lencastre, Combo da Universidade de Évora, etc. Para datas e horários detalhados, preços de bilhetes e outras informações úteis, o melhor é mesmo consultar o site do festival.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.