quarta-feira, 25 de março de 2009

Crise nos festivais portugueses?

Só se for para o ano. Pelo menos, olhando apenas para o lado da oferta e a esta altura do campeonato, os promotores estão confiantes na época festivaleira que se aproxima, anunciando-se até o regresso de alguns eventos, como é o caso do Festival da Ilha do Ermal ou, ainda por confirmar, de Vilar de Mouros.
Enquanto os festivais de maior envergadura na área exclusiva do rock -- Alive, Paredes de Coura, Sudoeste ou até o modificado Super Rock -- vão anunciando nomes para os respectivos cartazes, surgem notícias de que o Ilha do Ermal poderá regressar em Agosto, depois de três anos ausente dos calendários (notícia), e que está em discussão na Câmara de Caminha o regresso do Vilar de Mouros, que não se realizou em 2007 e 2008 (notícia). É sabido que o Marés Vivas, de Gaia, vai também realizar-se em 2009, assim como o Lisbon Calling, para audiências mais nostálgicas (e este ano há outro, o Here and Now), e ainda o Surf Fest.
Noutras áreas mais abrangentes (e mais interessantes até), permanecem o FMM (Sines), MED (Loulé), Cascais CoolJazz, Delta Tejo, etc. No campo das novidades, além dos festivais de músicas do mundo que vão continuar a surgir por todo o país (nos próximos dias vai saber-se mais sobre um festival intermunicipal, o Festim, a decorrer em Aveiro), há ainda o festival de reggae na Ericeira, da Música no Coração, embora pouco ou nada se saiba dos moldes em que se vai realizar e que artistas apresentará.
Se de fora nos vão chegando notícias de cancelamentos, de encurtamento de dias e de cartazes, parece que 2009 continuará a ser um ano carregado de festivais por cá.

29 de Maio - Here and Now
9 de Junho - Lisbon Calling
24 a 28 de Junho - MED Loulé
(final de Junho?) - (Festival de reggae na Ericeira)
3 a 5 de Julho - Delta Tejo
9 a 11 de Julho - Alive
10, 22 e 29 de Julho - Cascais CoolJazz
16 a 18 de Julho - SBSR
16 a 18 de Julho - Marés Vivas
17 a 25 de Julho - FMM Sines
23 de Julho a 2 de Agosto - Ocean Spirit (Torres Vedras)
29 de Julho a 1 de Agosto - Paredes de Coura
3 a 9 de Agosto - Andanças
5 a 9 de Agosto - Sudoeste
Agosto - Ilha do Ermal
Agosto? - Vilar de Mouros?
Setembro - Planície Mediterrânica (Castro Verde)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.