segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Cardinalices

Já aqui tinha falado da edição do ano passado do South by Southwest (SXSW), um festival de música e cinema que literalmente ocupa toda a cidade de Austin, no Texas. A dimensão que este evento ganha é quase inacreditável. Em 2006, por exemplo, aconteceram quase 1500 concertos nas 64 salas que participaram na festa, ao longo de apenas cinco dias. Filmes foram 230, conferências com músicos e cineastas foram mais do que muitas. Diziam os enviados especiais da Radar (a rádio lisboeta) que os "festival-goers" andam nas ruas armados de mapas e programas, sempre a fazerem contas de cabeça ao que vão ver, ao que vão dispensar...

A edição de 2007 do SXSW ocorre entre 14 e 18 do próximo mês de Março. Os nomes dos principais artistas vão surgindo aos poucos e poucos: Stooges, Jandek, The Good the Bad and the Queen ou Thurston Moore, entre muitos outros. Os showcases de editoras, como o do Beggars Group, vão também sendo anunciados. E há também portugueses envolvidos: X-Wife, You Should Go Ahead ou David Fonseca.

Entretanto, prepara-se já em Toronto, no Canadá, o festival North by Northeast (NXNE). O NXNE nasceu de facto como uma réplica da ideia do SXSW, há 11 anos: um festival de música e cinema que faça mexer com uma cidade inteira. O programa da edição deste ano, que decorre entre 7 e 9 de Junho ainda não é conhecido, mas ainda estão abertas, até 23 de Fevereiro, as candidaturas para os showcases.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.