terça-feira, 11 de abril de 2006

As comunidades

Antes de mais, parabéns ao Luís Guerra pelo artigo hoje publicado no Blitz acerca da relevância que espaços comunitários como o myspace.com ou o last.fm vieram a ganhar nos últimos tempos.

O conceito de comunidade é um aspecto essencial ao entendimento da música popular e à nossa relação com esta forma de arte. Ainda que a audição seja sempre, como é óbvio, um processo individual, a relação que temos com a música reveste-se igualmente de inegáveis contornos sociais. Logo desde a infância. Começámos, por exemplo, por ouvir outra pessoa, a nossa mãe, a cantar-nos a "Carochinha". Na creche, já o fazíamos em coro com os camaradas das brincadeiras. A fruição da música era mais uma das brincadeiras que tínhamos em comum. Na escola, andávamos com crachás ou dorsais cosidos nos blusões, para nos evidenciarmos perante os outros. Trocávamos discos ou cassettes com os amigos, discutíamos o que íamos ouvindo. Levando mais longe a ideia de trabalhar a música em grupo, chegávamos muitos de nós a formar bandas.

Hoje, continuamos a trocar discos, a partilhar mp3, a falar de música com os amigos, a ir a concertos (a forma mais explícita de apreender a música em comunidade), a frequentar e fomentar sites como o last.fm e o myspace.com.

Numa outra perspectiva, a própria indústria mainstream assenta (ou assentava) numa demonstração inequívoca da importância da comunidade de consumidores de música: as tabelas de vendas de discos. Quando um disco chega a um lugar visível, forma-se a possibilidade de este assumir-se como padrão de consumo extensível à sociedade em geral (alguém dirá: "Muita gente compra este disco... Deve ser bom... Deixa cá ir comprar!").

A outro nível, ainda, e só para citar outro exemplo, as cenas que vão amiudemente florescendo no mundo do rock não são mais do que outras expressões desta forma gregária que temos de trabalhar a música.

A comunidade é, por tudo isto, um aspecto essencial para que se perceba a relevância que, por exemplo, os p2p assumiram logo desde o primeiro momento em que apareceram. Não só porque estes levam a outro patamar o conceito de partilha de música, como chegam mesmo até a providenciar espaços de discussão activa. Como não há-de ser um sucesso?

links pessoais:
www.myspace.com/junqueirakicks
www.last.fm/user/junqueira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.