ELYSIAN FIELDS
Hoje, no Meu Mercedes é Maior que o Teu.
Amanhã, no Santiago Alquimista.
Primeira parte dos portugueses Rose Blanket.
«If it wasn't for John Peel, there would be no Joy Division and no New Order.»









O mais amado dos radialistas britânicos morreu vítima de ataque cardíaco, enquanto passava férias com a sua mulher em Cuzco, no Peru. Aos 65 anos, desaparece uma lenda da rádio, com uma carreira de mais de quatro décadas, quase sempre ao serviço da BBC Radio One, onde semanalmente apresentava as suas famosas "Sessions", singulares actuações ao vivo dos artistas nos estúdios da rádio, ou mais recentemente, na casa de campo do próprio apresentador, em Maida Vale.
Não é seguramente, ao contrário do que acontecia com os temas abordados nas edições anteriores desta rubrica, uma canção reinterpretada por uma imensa panóplia de grupos e artistas. Se aqui se fala dela é pela forma como foi "transformada" pelos Trashmen e, depois, adoptada como uma das mais carismáticas covers de sempre para duas das formações mais carismáticas de sempre que o rock'n'roll deu a nascer, os Cramps e os Ramones.
| Dia 5
JUANA MOLINA BULLLET MIRA CALIX PAN SONIC DANI SICILIANO | Dia 6
NICORETTE ANN SHENTON ULTIMATE ARCHITECTS MICRO AUDIO WAVES FUNKSTÖRUNG SST TREVOR JACKSON |
Estava agora mesmo a passar numa rubrica de cinema da BBC World. "Dig!", filme realizado por Ondi Timoner (autora de clips dos Dandy Warhols, dos Vines, de Paul Westerberg ou de Lucinda Williams), conta a rock'n'roll tale dos The Brian Jonestown Massacre e da relação destes com os Dandy Warhols. Abomino os últimos e não conheço os primeiros, mas as imagens que vi deixaram-me de olhos arregalados. "Dig!" retratará, segundo a peça, o lado perdedor e destruidor do rock'n'roll, visivelmente representado pelos The Brian Jonestown Massacre. A pergunta que se impõe, depois de vistas as imagens e ouvidos os comentários da realizadora é: terá o filme distribuição comercial por cá?
É verdade, é verdade. Os seminais e, de alguma forma, efémeros Slint, que de entre as várias formações contaram com Brian McMahan, David Pajo e Britt Walford, o núcleo que lançou os dois únicos álbuns gravados ("Tweez" e "Spiderland"), vão voltar à carga no próximo ano, por ocasião de mais uma edição do festival All Tomorrow's Parties, na versão original que todos anos decorre em Camber Sands, em Inglaterra. O acontecimento, que terá os Slint como "mordomos", conforme é característica do ATP, decorre no fim-de-semana de 25 a 27 de Fevereiro de 2005. (Ver notícia do pitchforkmedia.com.)

