terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chieftains e Bon Iver também no jardim dos salgueiros

A balada "Down in the Willow Garden", também conhecida por "Rose Connelly", foi gravada por muito boa gente. Já conhecíamos a versão de Kristin Hersh, que abre a sua coleção de canções de faca e alguidar apalachianas, o álbum "Murder, Misery and then Goodnight", de 1998:



Diz-se que a balada inspirou Nick Cave a escrever "Where the Wild Roses Grow", que para lado B daquele single usou uma versão gravada com os Bad Seeds e cantada pelo Conway Savage:



Se recuarmos mais no tempo, até 1947, temos uma das versões mais populares, a de Charlie Monroe and His Kentucky Pardners:



Mas... desengatemos a marcha atrás da máquina do tempo e voltemos a 2012. Há nova versão, agora pelos irlandeses Chieftains, que para a voz foram buscar Justin Vernon, o Bon Iver. Pode ser escutada aqui. A versão faz parte de "Voice of Ages", álbum com que os Chieftains vão celebrar, em fevereiro, 50 anos de carreira. E há mais convidados: The Decemberists, The Low Anthem, The Civil Wars, Pistol Annies, Lisa Hannigan, entre outros.