sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Night Music #1

"Night Music" (ou, antes, "Sunday Night") foi o nome de um dos programas de música mais ousados da televisão norte-americana. E, talvez por isso mesmo, um dos mais curtos. Apresentado pelo saxofonista David Sanborn (o sax omnipresente no "Young Americans" do Bowie) e pelo pianista Jools Holland, bem conhecido por nós, europeus, o programa juntou na televisão, entre 1988 e 1990, e ao longo de duas temporadas, nomes do jazz, das músicas do mundo ou do rock mais desafiante, numa altura em que o grunge ainda não tinha explodido e em que o então chamado "rock alternativo" era mesmo alternativo. Milton Nascimento, Sun Ra, Sonic Youth, Leonard Cohen, The Pixies, Philip Glass, The Lounge Lizards, Dizzy Gillespie, Marianne Faithfull, John Zorn, Youssou N'Dour, Lou Reed, Sonny Rollins, John Cale, Carla Bley, Eric Clapton, Miles Davis, Kronos Quartet, Ivo Papasov, Nick Cave e tantos, tantos outros subiram ao palco do programa, tocaram juntos entre si, tocaram com os apresentadores do programa, ajudaram a produzir uma lenda televisiva, um programa como todos os programas de música deviam ser, um programa que nunca mais veríamos na televisão norte-americana. Chegou a ser transmitido por cá.

Os Sonic Youth apareceram no "Night Music" no 10º episódio da segunda temporada. Depois de um frenético "Silver Rocket" (procurem-no se nunca o viram) e de uma canção norte-americana clássica interpretada por Daniel Lanois e pelas Indigo Girls, o grupo encerra o programa com uma versão para "I Wanna Be Your Dog", dos Stooges. A eles juntam-se o apresentador David Sanborn, o falecido Hiram Bullock (guitarrista que passou, tal como Sanborn, por uma das bandas residentes do David Letterman), Daniel Lanois no baixo, as Indigo Girls nos coros, entre outros. Foi a primeira aparição dos Sonic Youth na televisão de larga audiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.