sábado, 17 de janeiro de 2004

Assim todos os dias e éramos mais felizes

Há quem esteja sempre a dizer que nunca acontece nada nesta cidade de Lisboa. Que vivemos numa pasmaceira, e o fado, e antigamente é que era, e o fado, e o rio, e o mar, e as obras, e o rio, e mais isto e mais aquilo e, ora bolas, nada acontece. É verdade. Mas nem sempre.
A cidade precisa de de ser usada. A cidade não pode ser apenas local para trabalhar e para dormir (ou apenas tão somente para trabalhar, no caso dos que vivem nos subúrbios). São por isso precisos sinais claros na implementação de novos usos da mesma. A música tem apresentado pretextos suficientes para ser um dos agentes da revolução. Destaque-se, por exemplo, três happenings -- e, acreditem, a palavra faz aqui todo o sentido -- que em menos de um ano introduziram novas pistas, novas ideias para a utilização de diferentes tipos de espaços urbanos. Primeiro, a festa da Experimenta Design no Restaurante Panorâmico em Monsanto. Segundo, ainda integrado na Experimenta, o ciclo de sessões de deejaying e concertos que aconteceram no Cinema S. Jorge. Terceiro, o concerto dos To Rococo Rot, esta noite, na estação Baixa-Chiado. Três exemplos de exploração de novos espaços, de invenção de novos usos, diferentes -- mas não incompatíveis -- dos tradicionais.
Uma escada rolante percorrida ao longo do concerto por centenas de pessoas que nada tinham a ver com aquele acontecimento e que provavelmente estariam a cumprir a sua rotina diária, neste caso de regresso a casa, é, convenhamos, uma experiência estranha. E certamente que mais estranho terá sido para estes espectadores fortuitos depararem-se com o som alto dos To Rococo Rot e a agitação da multidão que ali estava a ver e ouvi-los.
Convém também, já agora, falar dos -- ainda assim -- maiores protagonistas da noite. Durante quase duas horas, os To Rococo Rot mostraram à multidão, que enchia os lanços de escadas que se seguiam ao primeiro patamar da saída para o cimo da rua Garrett, o quão enganadoras tinham sido as palavras de Robert Lippok ao Fernando Magalhães, no Y desta sexta-feira. Quem esperou assistir a uma sessão de electrónica ambiental, rapidamente percebeu que não era exactamente isso que ali se estava a passar. Menos pós-rock e mais techno, até porque faltavam os instrumentos analógicos para reproduzir o mesmo tipo de envolvência com que nos brindaram há quatro anos, os To Rococo Rot cedo abandonaram as paisagens sonoras mais abstractas para se entregarem a compulsivas combinações rítmicas e harmónicas (e não só), construídas camada a camada (o grande ponto comum entre o techno e a maior parte do pós-rock). Podiam ficar ali até ao fecho da estação, que o público agradecia.
E eu agradeço, já agora, que coisas destas possam continuar a acontecer, para que a experiência produza resultados e a cidade continue a ser usada nas mais diferentes maneiras. Pan Sonic na Gare do Oriente, faz favor!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.