terça-feira, 26 de agosto de 2003

Em busca dos clubes recreativos

Tenho algum fascínio pelas colectividades ou clubes recreativos. Principalmente aqueles construídos em Lisboa (porque não conheço os outros) na primeira metade do século passado. Uma boa parte deles têm um palco pequeno desenhado de acordo com as inspirações da arte nova ou do classicismo. Há um imenso "subterrâneo" de locais destes a explorar (e a usar) em Lisboa. Principalmente nos tempos em que atravessamos, onde a falta de espaços para as bandas tocarem na capital é gritante. No outro dia fui assistir a um festival de bandas de rock -- o 1º Sonic Fest (espero que haja mais) -- num desses clubes recreativos, o da Associação Os Combatentes, ali entre a Estrela e os Prazeres. Isso inspirou-me para ir coligindo uma lista de espaços do género. Segue-se o que reuni até agora. Se alguém conhecer outros, que deixe a sugestão.
CAIXA ECONÓMICA OPERÁRIA (R. Voz do Operário) - já lá trabalhei, integrado na Associação O Grito; o espaço tem uma sala com palco e um mezanino; lotação: aí umas 500 pessoas (ou mais); tem bar e um pequeno PA de som e luz.
OS COMBATENTES (entre a Estrela e os Prazeres) - tem uma sala, com palco, para umas 500 pessoas; tem bar bem equipado ao lado.
? (Braço de Prata/Poço do Bispo) - tem uma sala, com palco, para umas 500 pessoas; não sei como aquilo está agora; aqui há uns 15 anos, na altura em que eu ia lá frequentemente, pois duas bandas de amigos meus lá ensaiavam, parecia já estar num estado avançado de decadência.
RITZ CLUB (Rua da Glória) - o mais conhecido de todos os espaços, dada a actividade que por lá existiu há anos; os sócios do espaço desentenderam-se e o caso está em tribunal a aguardar por um futuro mais risonho.
COMUNA (Praça de Espanha) - o café-concerto da Comuna não entra a 100% na definição de clube recreativo que dei mais acima, mas acaba por ter muitas semelhanças, entre as quais o facto de estar sub-aproveitado; tem uma sala aí para umas 600 pessoas, com palco e bar; creio que existe um PA mínimo de som e luz.
CLUBE MUSICAL JOAQUIM XAVIER PINHEIRO (ao lado do Estádio de Alvalade) - não conheço; quem mo sugeriu lembrou-se dos concertos de punk que por lá já aconteceram.
CLUBE PRIMEIRO DE JANEIRO (Bairro Alto - Rua da Atalaia) - Há uns 10/12 anos assisti lá a um concerto de Tina & The Top Ten e Ena Pá 2000, se não me falha a memória; É pena que não tenha sido aproveitado para mais coisas - aquele ringue de boxe dá-lhe um toque muito especial.
SOCIEDADE FILARMÓNICA JOÃO RODRIGUES CORDEIRO (Rua da Fé - Freguesia de S.José) - É onde se instalou a mais recente (já com uns largos anos) versão da Jukebox. Do que me recordo, tem um palco e uma sala bem grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.