segunda-feira, 11 de julho de 2011

Os 13 concertos que mais vou querer ver na 13ª edição do FMM - n.º 9

9. AYARKHAAN (Iacútia - Rússia)
Castelo de Sines
Sexta-feira, 29 de Julho, 21h45



Já lá vão quase uns 20 anos desde que, pela primeira vez, o incrível canto gutural de Sainkho Namtchylak encostou os meus ouvidos à parede. Comecei então a procurar outros exemplos do método do canto com harmónicos, ora da república de Tuva, ora da vizinha Mongólia, ora no Tibete, ora noutras paragens dispersas no globo e sem quaisquer relações aparentes entre si, como é o caso dos Inuits norte-americanos ou de alguns "joikers" da Lapónia (lembram-se do Wimme Saari no ano passado, em Sines?). São experiências auditivas já por si inclassificáveis quando as ouvimos em gravações e que arriscam, não exagero, uma certa transcendência quando as testemunhamos ao vivo.
As Ayarkhaan são três mulheres da república da Iacútia (lembram-se de quando jogavam ao Risco e atacavam Kamchaka?) que vêm munidas deste poderoso método vocal e de berimbau de boca típico da região. Pode ser um dos momentos de transcendência deste próximo FMM.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.