
Ocasião única para ver em Portugal o projecto multifacetado do guitarrista Trevor Spruance, ex-Mr. Bungle, por onde já passaram nomes como Trevor Dunn, Eyvind Kang e William Winant, entre outros (myspace aqui).

Os míticos Crise Total, nome fulcral do punk português dos anos 80, comemoram 25 anos de actividade (com algumas paragens pelo meio, é certo) e estão aí para concertos com Manolo, o vocalista original, e com os ingleses Varukers. Eis as datas dos Crise Total:


Depois de duas notícias óptimas, uma que não é nada agradável. Faleceu ontem Hector Zazou. Ao longo de mais de trinta anos, o compositor e produtor francês deixou obras que foram um marco na produção europeia e mundial. Ao longo do percurso, trabalhou na companhia de um notável conjunto de vozes e músicos. Entre os mais conhecidos, constam, por exemplo, Laurie Anderson, Peter Gabriel, John Cale, Brian Eno, Björk, Kronos Quartet, Suzanne Vega, Lisa Germano, Jane Birkin, Värttina, Siouxsie Sioux, Ryuichi Sakamoto, Khaled, Brendan Perry e Lisa Gerard dos Dead Can Dance, Jane Siberry, Robert Fripp, Peter Buck, Mimi Goese dos Hugo Largo, Sainkho, Nils Petter Molvær, Carlos Nuñez e muitos outros. Musicou Rimbaud (no incontornável "Sahara Blue"), musicou a "La Passion de Jeanne d’Arc" de Dreyer, trabalhou a música clássica, a electrónica, a tradicional, aventurou-se pelas tradições nórdicas, irlandesas ou asiáticas e deu à voz feminina um tratamento que poucos souberam dar tão bem. Nesta altura, o luto vive-se também na Crammed, a editora belga por onde fez sair uma dezena discos e que agora lhe dedica algumas palavras. É, aliás, pela Crammed que vai sair brevemente "In the House of Mirrors", que foi este ano gravado na Índia.



Por falar em Barreiro Rocks, há também novidades frescas a respeito dos Act-Ups, banda que integra alguns dos principais conspiradores do festival. Já está gravado o novo álbum, o terceiro, e vai chamar-se "The Act-Ups Play the Old Psychedelic Sounds of Today". A edição do CD é dos próprios, através da Hey!Pachuco Recs, estando ainda prevista uma versão em LP com selo Groovie Records. O concerto de apresentação vai ser no Musicbox, no dia 7 de Novembro, mas os Act-Ups vão andar por outros locais até lá: