quinta-feira, 4 de março de 2004

De onde raio é que vem o nome? #7: U2

Já que se fala em U2, aproveito para dar continuidade a esta rubrica, mas tendo em conta que quem não souber esta apanha já um "menos" a vermelho na cadeira de rock'n'roll...
O nome foi sugerido por Steve Averill, que tem colaborado no design de posters, discos e outros elementos gráficos da banda desde os primeiros tempos. Os U2, que tinham já sido conhecidos por Feedback ou The Hype, estavam a precisar de um novo nome, que fosse curto e directo, tal como o dos ingleses XTC. Averill lembrous-se de U2, que era o nome de um avião espião norte-americano, o mesmo que tinha sido abatido, no mês em que Bono nasceu, Maio de 1960, pelos russos, quando o piloto Gary Powell reconhecia o território, provocando um grave incidente durante a chamada "guerra fria". Além da referência ao avião, havia outra a um submarino com o mesmo nome, mas o que dizia mais respeito à banda era a semelhança fonética com a expressão "you too", que caía como uma luva a uma banda cujo vocalista passava a maior parte do tempo a trocar palavras com as suas audiências.
Já agora, também todos devem saber que Bonovox (e não Bono Vox, como habitualmente se lê por aí) inspira-se no nome de uma loja com equipamento para deficientes auditivos, que se situava na O'Connell Street de Dublim. Paul Hewson (Bono), bem como The Edge (que também é uma alcunha, neste caso para Dave Evans), faziam parte de um grupo de amigos dos arredores de Dublim, de onde surgiram também os Virgin Prunes, onde todos usavam uma alcunha, como era aliás frequente na cena punk e new wave.
(Por curiosidade, duas das bandas mais faladas ultimamente neste blogue, os Einstürzende Neubauten e os Pixies, andaram a fazer primeiras partes dos U2 nos anos 90. A primeira foi expulsa num dos concertos. A segunda acabaria, se não estou em erro, pouco depois...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.