sábado, 7 de abril de 2012

100 discos de 1973, n.º 15



EARTH
VANGELIS O. PAPATHANASSIOU (Grécia)
Edição original: Vertigo
Produtor(es): Vangelis O. Papathanassiou
discogs allmusic wikipedia

É a loucura total? Vangelis nesta lista? E em 15º? Vamos com calma. "Earth", tido oficialmente como o primeiro disco a solo de Vangelis, embora para trás houvesse já outros discos -- bandas sonoras e álbuns lançados sem a autorização do músico grego --, é um verdadeiro encanto para os ouvidos, do primeiro ao último minuto. Da explosão rock de "Come On" (youtube abaixo), a faixa de abertura (que outros álbuns conhecem que comecem com toda esta garra?), até à derradeira "A Song", um poema narrado sobre o tapete de sintetizadores que viriam a caracterizar a obra de Vangelis nos anos subsequentes, encontramos em "Earth" inúmeros motivos de interesse que nos fazem ouvi-lo vezes sem conta, tanto por prazer, como por vontade de descobrir pormenores, como quando nos aproximamos e nos afastamos as vezes que queremos de um quadro pendurado numa exposição. "Earth" é um disco rico em pormenores nos ambientes mais ou menos prog (do bom), mais ou menos étnicos e, claro, nas poucas e contidas piscadelas de olho à vindoura new age. Para os ouvidos de hoje, até as harmonias e os ritmos vocais dos Animal Collective ali parecemos ouvir ("Sunny Earth" ou "Ritual"). Vangelis, por onde te meteste tu depois?

1 comentário:

  1. Caramba, finalmente alguém com credibilidade na blogsfera portuguesa a falar (e a falar bem) do Vangelis.

    Sim, é de álbuns como estes, que ficam bem lá atrás, que os desprezadores do grego precisam de ouvir para formar, deformar e reformar a ideia que têm (e falo só dos que têm) dele.

    Para mim, também é um dos melhores discos e um dos que mais gosto me dão ouvir.

    Também de 73, mas apenas lançado nesse ano, já que fora gravado em 70, e BSO, o L'Apocalypse des Animaux é outro disco a descobrir por quem o não conhece.

    Incrível pensar como aquele tipo de sons foi registado numa altura tão nova para a história da música popular ocidental...

    :)

    Bem-hajam, Vítor.
    Nunca me enganaste: és um melómano.

    Obrigado por toda a divulgação que fazes. Continua, que estamos muitos deste lado.

    ResponderEliminar

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.