segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reabertura de portas

Refeito de uma ausência prolongada e forçada, parte devida a trabalho (tentarei arranjar tempo para deixar aqui algumas impressões sobre a música e outros aspectos da cultura de Timor Leste), parte devida a férias (e ao sempre esgotante FMM), eis que surge (e urge) a vontade em reabrir as portas do tasco amarelo.

Enquanto se areja esta atmosfera bafienta daqui para fora, deixo-vos já com o cardápio para os meses que se seguem (lembram-se da secção "cardápio" do Blitz? - melhor nome de sempre para uma secção de agenda ou não?). Eis uma selecção caseira de alguns dos concertos da rentrée, naquilo a que também se chamava "o regresso às aulas":

* Há quase 20 anos que as Noites Ritual marcam o regresso das férias, com concertos de bandas portuguesas nos jardins do Palácio de Cristal do Porto. Este ano decorrem a 27 e 28 de Agosto, com OqueStrada, Anaquim, Diabo na Cruz, The Legendary Tigerman, Tiguana Bibles e outros.

* Ainda há mais tempo, outro marco incontornável do regresso é a festa do Avante!, que este ano vai ocupar a Quinta da Atalaia, no Seixal, entre 3 e 5 de Setembro. Aqui por estas bandas, destaca-se as presenças de Bunnyranch, Cacique'97, Dazkarieh e os projectos que António Chaínho e Janita Salomé ali vão levar. EPs a 19,50 agora, 29 depois.

* Leonard Cohen gostou, Leonard Cohen volta. Mais um concerto, agora a 10 Setembro, no Pavilhão Atlântico. Preços entre 30 e 75 euros.

* Uma das notícias mais interessantes dos últimos dias prende-se com o regresso aos palcos dos Atari Teenage Riot e com a passagem já agendada pelo Porto, para a nova sala do Hard Club, a 17 de Setembro.

* De regresso também, estão os brasileiros Haxixin. Rock de garagem no Maxime (23 de Setembro), no Alfabar de Leiria (24) e no Armazém do Chá (25).

* Mais regressos: Eels e Goldfrapp no Coliseu dos Recreios. Ele a 19 de Setembro, ela a 22.

* Já aqui tinha dado conta, mas nunca é de mais recordar que o islandês Jóhann Jóhannsson estreia-se (?) em palcos portugueses (Maria Matos, neste caso) a 28 de Setembro.

* Por falar no Maria Matos, há que não esquecer um dos principais eventos desta rentrée, com a presença dos alemães Faust naquela sala, a 6 de Outubro. Bilhetes a 15 euros (7,5 para sub-30). A ZDB, que produz o espectáculo, informa ainda que os Faust vão dar um workshop (para músicos e não músicos) no dia seguinte, nas instalações da galeria. A inscrição tem o preço de 15 euros.

* Estiveram cá em 1991, já fora do prazo de validade na opinião de alguns, e arrumaram as botas pouco depois. Em 2001 decidiram fazer o mesmo que outras quinhentas mil bandas dos anos 80, ou seja, voltaram a juntar-se para dar espectáculos por esse mundo fora. Os Psychedelic Furs vão voltar a Portugal, a 19 e 20 de Outubro, para concertos no Coliseu dos Recreios e no Sá da Bandeira, respectivamente.

* Com álbum novo, "Strange Weather, Isn't It?" (sai para a semana), os !!! vêm agitar o Lux e o Sá da Bandeira, a 9 e 10 de Novembro, respectivamente.


Esta é apenas uma pequena selecção feita à pressa e entre aquilo que já se conhece. Em breve, serão conhecidas mais novidades. É esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.