segunda-feira, 11 de setembro de 2006

David contra Golias

Outro título para este texto podia muito bem ser "A união faz a força". Ainda há quem não acredite nesta divisa, mas histórias como a da IMPALA podem vir a calar muita gente.
E o que é a IMPALA? Há meia dúzia de anos, várias editoras independentes europeias, bem como algumas associações locais de empresas do ramo, uniram-se com a missão de fazer valer questões como a da diversidade cultural, pela afirmação da importância dos editores independentes contra os grandes grupos económicos que dominam a indústria da música. Fazem hoje parte da IMPALA editoras como a Beggars Banquet, Play it Again Sam, a Edel e a Cooking Vynil, entre cerca de 2500 associados.
Muito bem, mas a IMPALA conseguiu alguma coisa? Conseguiu muito. Conseguiu, por exemplo, que o Tribunal Europeu viesse a alterar, recentemente, a decisão da Comissão Europeia que permitiu, em 2004, a fusão entre a Sony e a BMG. Em press release emitido a propósito do desfecho do caso "SonyBMG", a IMPALA acredita agora no desmantelamento da fusão, assim que a Comissão volte a analisar os argumentos em causa, nomeadamente a violação dos princípios da concorrência.
A decisão do tribunal fechou ainda portas a outras concentrações, como é o caso da fusão EMI-Warner. Ambas as empresas suspenderam as negociações depois de conhecida a decisão. Mas a IMPALA continua activa. Ainda na semana passada emitiu um comunicado mostrando a sua posição de protesto perante uma eventual tentativa de aquisição da BMG por parte do grupo Vivendi Universal...
E quem é que ainda não acredita que é a união que faz a força?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.