sábado, 29 de janeiro de 2005

Disco da semana #2



BLACK MOUNTAIN, "Black Mountain"
(CD/LP Jagjaguwar, 2005)


Não é novidade para ninguém que, à excepção de alguns notáveis casos, o rock que hoje se produz não é mais do que uma sobre-evidente redisposição de elementos pertencentes ao passado da disciplina. Ir hoje a uma loja de discos pode ser como ir a uma loja de tintas. Por exemplo, se o cliente diz "Eu queria algo entre a voz do Paul Weller e o ritmo dos Gang of Four", o lojista saberá que pode responder "Veio na altura certa, porque acabámos de receber o disco dos Futureheads". Se neste ano de 2005, o cliente pedir por um híbrido Led Zeppelin / Velvet Underground / psicadelismo, a melhor resposta de quem estiver a atender ao balcão só pode ser esta: Black Mountain (em anos anteriores, o lojista responderia provavelmente The Warlocks ou, em alternativa mais gospel, os Make-Up).
Os Black Mountain são, basicamente, Stephen McBean, que juntou alguns músicos da área onde reside, Vancouver, no Canadá, para produzir este álbum, um pouco à semelhança do que já tinha feito com os Pink Mountaintops (pesquise-se, por curiosidade, a capa do álbum deles, editado no ano passado). O resultado, não contendo, como é óbvio, aqueles motivos de surpresa que encontramos nas excepções de que se falava na primeira linha deste texto, é, ainda assim, moderadamente interessante. A generalidade dos temas ostenta uma determinada aura sombria, especialmente aqueles que caem no cesto do "stoner rock", mas o melhor momento do disco, "No Satisfaction", que não é uma cover dos Stones mas antes uma descarada referência sonora aos Velvet, manifesta-se por meios de uma viciante cadência pop que também é experimentada no tema de abertura, "Modern Music", ao qual se segue outro dos destaques do disco, e a principal referência aos Led Zep, "Don't Run Our Hearts Around". Seria bom tê-los por cá, com os Wraygunn a servirem de anfitriões. Era um match quase perfeito.
(7/10)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.