quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Lisboa, hoje: Sona Jobarteh e Gala Drop

Hoje há duas propostas a não perder para quem vive por Lisboa e arredores. Ao CCB chega-nos Sona Jobarteh, a primeira intérprete feminina da kora, a harpa da África Ocidental. No B.Leza, os nossos Gala Drop apresentam o seu segundo álbum, "II".

Sona Jobarteh, nascida em Londres e de ascendência gambiana, provem de uma das cinco principais famílias griot associadas ao longo de séculos à interpretação da kora. Curiosamente, é prima de Toumani Diabaté, o mais conhecido e talvez o mais virtuoso dos intérpretes daquele instrumento, conforme já tivemos a oportunidade de testemunhar nas várias vezes que nos visitou. Sona, que teve formação clássica de nível superior, é a primeira mulher a pegar num instrumento de homens. Colaborou em filmes e com vários músicos (Damon Albarn, claro, é um deles) e apresenta-se agora a solo, passando por Lisboa para fazer a primeira parte do concerto da brasileira Patrícia Bastos, por ocasião do Misty Fest. Será no pequeno auditório do CCB e está integrado na programação do Misty Fest. O espetáculo começa às 21h e as entradas custam 15 euros.



No B.Leza, os Gala Drop apresentam o álbum "II". Vai haver primeira parte do Coclea, que começará por volta das 22h00. As entradas custam 9,99€ ou 14,99€, e incluem o CD ou o LP, respetivamente, dos Gala Drop. Sábado será a vez da apresentação no Porto, no Plano B.

galadrop.bandcamp.com/album/ii

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.