sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sines aproxima-se: Asif Ali Khan & Party



ASIF ALI KHAN & PARTY
Origem: Paquistão
Onde e quando: Castelo, dia 25 (quinta-feira), 00h45

Coisas a saber:
1. Volta e meia, o FMM é vítima da burocracia dos vistos. Toc toc toc. No FMM 2008, aconteceu a Asif Ali Khan. Em boa hora, foi substituído pelo também paquistanês Faiz Ali Faiz, que manteve a música qawwali no cartaz dessa edição, com uma atuação magnífica. Desta vez, vamos mesmo (toc toc toc) ter o príncipe da qawwali (o título de rei, ou "Shahenshah-e-Qawwali", ficará para sempre atribuído a Nusrat Fateh Ali Khan, de quem Asif foi aliás discípulo).
2. A qawwali é uma forma de música espiritual dos sufistas (corrente mística muçulmana). Já tem mais de sete séculos e pode ser encontrada em regiões do Norte da Índia, no Paquistão ou no Bangladesh. É reconhecida nas vozes ricas, ora meditativas, ora projetadas de garganta escancarada, apoiando-se sobre e sendo elas próprias motores de um ritmo que frequentemente sobe em intensidade a níveis que arrebatam as plateias. Ninguém consegue ficar indiferente ao chamamento do grupo de oito ou nove homens ("party"), incluindo o cantor principal, com vozes, palmas e o som dos harmónios e das percussões.

No youtube: Asif Ali Khan & Party

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.