sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Tributo nostálgico


NOMEANSNO, "Wrong" (Alternative Tentacles, 1989)

Não encontrando na rádio motivos de satisfação para fazer dela minha companhia enquanto estou ao volante, houve que recorrer ao velhinho arquivo de cassettes para colmatar essa quase nulidade que preenche o éter radiofónico. Ok, ok, em jeito de parêntesis, há que dizer que subsistem alguns programas de autor na Radar, na Oxigénio ou na Antena 3 -- dois ou três, nada mais do que isso, apresentados por pessoas cujos nomes começam por N, I ou H, respectivamente -- que não merecem de todo serem atirados para o mesmo caixote do lixo. Mas o que aqui interessa mesmo é falar da recuperação das velhinhas cassettes gravadas com discos que foram importantes para o crescimento auditivo de um gajo, neste caso eu. Cassettes daquelas que não saíam da aparelhagem, do walkman, do tijolo, a tal ponto que ainda hoje nos lembramos de cor das letras, da posição dos refrões, dos "verses" ou das "bridges", ou ainda da forma como começa a música seguinte. E, se for para fazer disto uma série de artigos no juramento, este poderá já ser o primeiro deles. "Wrong", dos Nomeansno.

Dois irmãos, Rob e John Wright. Local: Victoria, Canadá. Como os descobri: através da Alternative Tentacles, a editora fundada pelo Jello Biafra. "Wrong", mais do que qualquer outro disco dos Nomeansno, instaurava em definitivo os fundamentos do que mais tarde se veio a designar, no meio indie, por rock matemático ou, noutras academias mais populares, por jazz core. Eram canções feitas de variações constantes nos tempos e de ritmos complexos que descolavam do punk fácil (como em "Oh! No! Bruno!) para sobrevoar o funk, o heavy metal e o jazz, sob os auspícios das estocadas arrebadoras do mano Rob no baixo. Ao todo, são treze temas (a versão remasterizada trouxe outros brindes) de, como se soi dizer, quase sempre injustificadamente, pura adrenalina.

Os Nomeansno ainda hoje resistem e estiveram para cá vir no ano passado. Talvez seja possível, vamos acreditar nisso, vê-los em 2006.

Aqui fica um cheirinho de Wrong, através do tema "Rags and Bones".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.