quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Rei morto, rainha posta. A revista 6ª vai tomar o lugar do suplemento DNA, no Diário de Notícias, já a partir de amanhã. Música, cinema, livros, design, fotografia, dança, e demais áreas habituais, vão encher as quarenta e oito páginas da nova revista, todas as semanas. Na pequena nota de Nuno Galopim, hoje publicada no DN, pode ainda saber-se que a 6ª vai também olhar para "os espaços das novas culturas urbanas alternativas, os seus protagonistas e os lugares onde a noite respira a melhor música". A 6ª aparece num contexto de remodelação da apresentação do próprio Diário de Notícias, que aparece nas bancas já com uma nova imagem e novos suplementos.

Agora, em jeito de nota pessoal, tenho que lançar uma pergunta. Por que é que tem que ser uma 6ª e não uma 5ª ou até mesmo uma 4ª? Sempre achei que um suplemento de artes e lazer perde por sair à sexta. Para começar, o essencial das diversas agendas culturais sobre as quais este tipo de suplementos se debruça, tem o seu início às quintas-feiras. Quem vive nos maiores centros urbanos, tem acesso, quase todas as quintas-feiras, a concertos interessantes, a inaugurações de exposições, a festas de todos os feitios, as estreias de filmes, etc. Se do lado da oferta é assim, também não deixa de ser verdade que, do lado da procura, por parte de uma significativa parte das pessoas que encontram motivos para ler um destes suplementos, o fim-de-semana de lazer não começa, seguramente, à sexta-feira.

A opção de calendário do DNA/6ª e do Y -- coincidência esta que também não se percebe -- leva a que as agendas de concertos ostentem coisas mais ou menos ridículas como aquelas que acontecem nas mini-digressões de bandas por Portugal: A banda vai tocar à cidade x na quinta-feira; É quase como se não tivesse acontecido, pois o jornal só sai no dia seguinte, para falar da vinda da banda à cidade y, banda essa que, por acaso, "tocou ontem em x"; Ou então, já se tinha falado nesse concerto de quinta-feira na outra edição anterior, mas, por azar, a agenda não permite falar do resto da mini-digressão, pois só vai de sexta a quinta.

Há vários anos, e ainda a oferta de lazer e cultura não era tanta, já o Se7e saía às quartas-feiras...

Isto é apenas uma questão que me intriga e, se calhar, até nem é tão importante quanto isso. A melhor das sortes para a 6ª!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.