quarta-feira, 23 de novembro de 2005

A melhor intérpetre de theremin do mundo

Eu já vi muito virtuoso do theremin, o estranho instrumento que não é tocado, literalmente, e que foi inventado pelo russo Lev Sergeivitch Termen em 1919. Reformulo: pensava eu que se tratavam efectivamente de virtuosos. Mas ontem precisei de fazer uma actualização da palavra, depois de ter visto a actuação de Pamelia Kurstin no concerto do grupo do qual faz parte, os Barbez, de Montreal. É que ela não se limita a longas suspensões harmoniosas ou a frenéticos movimentos espasmáticos que eu via nos outros intérpretes (e que, ainda assim, já achava fabulosos). Ela consegue mesmo retirar do theremin (um moog theremin, a propósito) qualquer tipo de frase melódica, com a delicadeza de uma harpista treinada ou a presença segura de uma boa cantora lírica. Dizia-me ao final o Pedro Gomes que ela havia sido considerada por Bob Moog, meses antes de este morrer, a melhor intérprete de theremin do mundo. Não fui confirmar, mas não me custa nada a crer no elogio...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.