quarta-feira, 31 de março de 2010

As primeiras partes de Sonic Youth

Em Lisboa, Gala Drop. No Porto, Manuel Mota. Pedido expresso do grupo, diz o ípsilon no Facebook.

terça-feira, 30 de março de 2010

Tentando buscar o tempo perdido

Entre muito trabalho e muitas direcções para onde disparar ao mesmo tempo, escasseia cada vez mais o tempo para vir arejar a casa amarela. Algumas das novidades dos últimos dias, numa salada de produtos e temperos assim alinhavada:

1. Sai dia 17 de Maio o segundo álbum de Konono nº1, finalmente. Tem o título "Assume Crash Position", uma capa magnífica e edição, uma vez mais, da Crammed. Vai ter convidados como o guitarrista Manuaku Pepe Felly, dessa grande instituição do soukous congolês que se chamou Zaïko Langa Langa, e elementos dos Kasaï Allstars. Pouco antes da edição, a dia 8, os Konono tocam no All Tomorrow's Parties de Minehead curado por... Matt Groening.

2. Novidades ZDB: dia 21 de Abril, um dia antes dos concertos de Sonic Youth em Portugal, Lee Ranaldo vai à ZDB com Rafael Toral, encabeçando assim a noite dos Times New Viking, já agendada; dia 5 de Junho, Bonnie 'Prince' Billy vai voltar, agora com Cairo Gang (Emmett Kelly), num concerto organizado pela galeria na Sociedade Portuguesa de Geografia (ao lado do Coliseu dos Recreios) -- Will Oldham vai também ao Teatro Aveirense no dia seguinte; e, finalmente, como se não bastasse os Shellac tocarem sozinhos, também trazem consigo, antes de viajarem juntos para o Primavera Sound, os renascidos Mission of Burma!

3. O novo dos LCD Soundsystem chama-se "This Is Happening", sai na data do 30º aniversário da morte de Ian Curtis (18 de Maio), nos EUA, e um dia mais cedo, no Reino Unido. O primeiro single chama-se "Drunk Girls" e já pode ser escutado aqui, por exemplo.

4. Quatro novidades para o FMM Sines e todas do género feminino: a chinesa Sa Dingding (dia 30 de Julho, no castelo), a galega Guadi Galego (dia 26, no Centro de Artes), a aclamada israelita Yasmin Levy (dia 29, no castelo) e a espanhola Lole Montoya (dia 31, no castelo).

5. Os Leftfield também aproveitaram a vaga das reaparições, ou pelo menos um dos elementos que compôs o duo seminal da cena de dança inglesa, neste caso Neil Barnes. E ele vem cá sob aquela designação, ao Super Rock, que este ano se mudou para o Meco.

6. Lisa Germano e Philip Selway mudam-se da Aula Magna para o Pequeno Auditório do CCB. A data mantém-se (dia 6 de Abril), assim como tudo permanece na mesma em relação à data da Casa da Música, no Porto (dia 7).

7. Mete-se o Beck, os Liars e os Mutantes dentro de um estúdio e o que acontece? Põem-se a gravar INXS (ver aqui).

8. "Songs About Fucking Steve Albini". Belo título, bela capa (ver aqui). Só falta ouvir a música (pelo menos por aqui) neste regresso do terrorista Kid606.

9. A propósito do abate a tiro do MC Snake por elementos da Polícia de Segurança Pública, um tal de Alberto Gonçalves escreveu esta coisa no Diário de Notícias (aparentemente não satisfeito, ainda veio escrever isto na semana seguinte), a que meio mundo, naturalmente, teve de reagir. Mas a verdadeira resposta de chapelada veio do Rui Miguel Abreu (aqui).

terça-feira, 23 de março de 2010

Música para o povo

Hoje há OqueStrada no Incrível Club, em Almada, a partir das 22h (entrada por reserva através do Facebook). Depois há cheirinho de Bailarico Sofisticado em modo "sala d'Star".
Amanhã há Nobody's Bizness no MusicBox, a partir das 23h (entrada a seis euros, com direito a consumo no valor de dois euros). Antes e depois, o tipo que escreve isto vai estar a passar alguns discos para abanarem esses rabos ou timidamente baterem o pé. (Actualização: por motivos profissionais supervenientes, o tipo que escreve isto vai estar a milhares de quilómetros daqui e vai ter que falhar vergonhosamente o compromisso assumido com a boa gente dos Nobody's Bizness.)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Alasdair Roberts de volta a Lisboa

Vai ser dia 18 de Abril, no antigo cinema Nimas. Os bilhetes serão postos à venda na próxima semana na Louie Louie e na Flur, ao preço de 8 euros (o Nimas também terá bilhetes à venda no próprio dia). A organização desta data única(*) em Portugal Lisboa cabe à associação Nariz Entupido.

(*) Actualização: o PR da Nariz Entupido era enganador. Alasdair Roberts toca também em Guimarães, no Vila Flor, a 16 de Abril.

Entre outras ocasiões, o músico escocês esteve em Lisboa na primeira parte da Joanna Newson, na Aula Magna, há quase três anos, e foi assim:

quarta-feira, 17 de março de 2010

Capas de plástico para discos

Um amigo mostrou-me, há tempos, isto, onde se fala de um armazém no Porto que vende capas para discos de 12" e 7". Há dias, quando estive pela "invicta", passei por lá. Fica na rua José Falcão, a mesma rua do Armazém do Chá, no nº 144, mesmo em frente ao Centro Comercial Lumière. A entrada engana: por trás daquela porta que mais parece a de um prédio devoluto, esconde-se um armazém de plásticos cheio de azáfama cujo aspecto, contudo, não terá evoluído nos últimos 70 anos, no mínimo. À atenção de interessados na arqueologia comercial das cidades.

As capas estão longe de serem perfeitas. O plástico, apesar de resistente, não é perfeitamente transparente (ainda que, no contacto directo com a superfície do disco, isso não se faça notar), os discos que não sejam triplos ou quádruplos ficam a "nadar" no interior. Não se trata daquelas capas de PVC (se não me engano no material), rígidas, inteiramente transparentes e brilhantes até, do tamanho dos discos mais comuns e que por vezes aconchegam as edições novas (frequente nas mais luxuosas, como o "Eternal" dos SY, por exemplo). Mas, como dizia, o plástico é resistente, de suficientemente espesso que é, e, este é que é o grande trunfo, fica quase ao preço da chuva, especialmente quando o comparamos com o que as lojas de discos, pelo menos as de Lisboa, praticam. Fica ainda significativamente mais barato que a maioria das capas que se encontram à venda no eBay, cujas dimensões e qualidade são exactamente as mesmas (sim, também já mandei vir). O quilograma (não há vendas avulsas) custa apenas 3,5 euros, seja capas grandes para 12", seja as pequenas para os 7". Segundo os relatos que li na net, cada quilo corresponderá a 54/55 capas. Contudo, talvez pela quantidade com que vim carregado desde o Porto, acabei por ficar com cerca de 64 capas por cada quilo comprado. Fazendo as contas, dá cinco a seis cêntimos por capa.

Ficam aqui os contactos para os interessados:

Carlos S. Cabral & Filhos, Lda
Rua Jose Falcão, 144, 4050-315 Porto
Telefone 222004718

(Aparentemente, há serviço de entrega pelo correio.)

Hoje e amanhã... Beach House

Beach House "Silver Soul" from Sub Pop Records on Vimeo.


Hoje, no Lux. Amanhã, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

terça-feira, 16 de março de 2010

Há longo tempo prometido: aí vem o novo álbum de Pop Dell'Arte

Os Pop Dell'Arte estão desde o ano passado a trabalhar naquele que será o primeiro álbum de originais desde... há quinze anos (à parte do EP "So Goodnight" e da compilação "POPlastik", o último trabalho, "Sex Symbol", tinha sido lançado em 1995). É uma longa espera e o cumprimento de uma promessa com mais de dez anos (por volta de 1998, da primeira vez que entrevistei João Peste, ficou desde logo aí marcada a promessa de um novo disco no ano seguinte...)

Mas tudo indica que é em 2010 que o problema se vai resolver. De acordo com a Cotonete (ver notícia), "Contra Mundum" (e não "After the Future", como chegou a ser dito em tempos) será lançado depois de Maio pela Filmebase, empresa de Joaquim Pinto, velho colaborador da banda no capítulo da imagem, tendo também aqui, na companhia de Nuno Leonel (outro colaborador habitual) desenhado a capa do disco. Ao todo, farão parte dele 12 temas, gravados por uma banda cuja actual formação se estende, para além de João Peste, por Zé Pedro Moura (baixo), Paulo Monteiro (guitarra), Nuno Castedo (bateria) e Eduardo Vinhas (teclas e percussão). Vai ainda haver apresentação do disco no cinema Nimas, assim que aquele seja lançado.

Promete ser um dia importante para a protecção social dos profissionais das artes

É hoje apresentado na Assembleia da República um projecto de lei, pela mão de Inês de Medeiros e de outros deputados do PS, que visa enquadrar devidamente -- e finalmente! -- a posição dos profissionais do sector das artes e dos espectáculos no sistema nacional de protecção social. Se a proposta passar, estes profissionais deverão passar a ter um tratamento semelhante ao dos trabalhadores inscritos no regime geral da Segurança Social, não só no que diz respeito às obrigações (11% de contribuições), mas também nos riscos cobertos (desemprego, doença, maternidade, velhice ou morte). Ver notícia do Público.

sexta-feira, 12 de março de 2010

PÁRA TUDO. Shellac em Lisboa e no Porto!

Dias 24 e 25 de Maio (segunda e terça-feira), primeiro na ZDB e depois em Serralves. O trio de Steve Albini vem a Portugal para concertos dias antes de mais uma actuação no Primavera Sound de Barcelona. O concerto na ZDB será, à partida, no aquário, pelo que é melhor estarem atentos à colocação dos bilhetes à venda. Vão desaparecer num ápice.

No ano passado, em Barcelona, foi assim (e foi tão bom):

quinta-feira, 11 de março de 2010

Hoje o Lounge é uma garagem



São de Detroit, a terra dos carros, das garagens e das bandas que, mais do que nelas ensairem, "criaram" o género ao longo das últimas quatro décadas. Chamam-se SSM, sigla composta pelos seus apelidos (Szymanski, teclas e voz; Shettler, bateria; e Morris, guitarra e voz), e editaram recentemente álbum homónimo, o terceiro da carreira. O espectáculo começa às 23h (ou coisa que o valha) e a entrada é livre.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Depois deste Inverno, nunca uma Primavera foi tão desejada

Imaginem o que será juntar:

STEVE SHELLEY, o baterista dos Sonic Youth, com...

...MICHAEL ROTHER, meio NEU! (e também um terço dos Harmonia e uma parte dos Kraftwerk iniciais)...

...e ainda Aaron Mullan, dos Tall Firs e colaborador habitual dos SY na gravação dos discos mais recentes.

O projecto tem, por enquanto, o nome Rother/Shelley/Mullan e vai actuar no Primavera Sound, em Barcelona, de acordo com a notícia hoje avançada pela organização.

Outras das novidades hoje anunciadas vão para presença do veterano Van Dyke Parks e dos Chrome "blargh" Hoof. O Primavera decorre entre 27 e 29 de Maio próximos.

sábado, 6 de março de 2010

Novelos da Paixão



"Pesadelo em Peluche", o novo álbum dos Mão Morta, sai para a rua a 19 de Abril e é apresentado ao vivo no Coliseu dos Recreios 10 dias depois, mas o single "Novelos da Paixão" pode desde já ser descarregado, pelo menos até ao próximo fim-de-semana, no Expresso Online.

quinta-feira, 4 de março de 2010

E também Sir Richard Bishop e Lula Pena no Museu do Chiado



Dois concertos em mais um Sarau promovido pela Filho Único no Museu do Chiado. O sempre bem-vindo Sir Richard Bishop e a sempre querida Lula Pena, que tem o segundo álbum a surgir em breve. Início às 22h, entradas a valerem €10.

Hoje há noite Enchufada no Lux



Com a estreia em Lisboa dos Paus e uma mão cheia de DJs, incluindo o Douster (no vídeo), entre outros. Amanhã há também festa no Porto, no Plano B. Mais pormenores no site da Enchufada.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mixtape da casa #11



Contribuições:
Cordel do Fogo Encantado "Boi Luzeiro (ou a Pega de Violento, Vaidoso e Avoador)" (Brasil, 2001)
David Bowie "Andy Warhol" (Inglaterra, 1971)
CAN "Mother Sky (Pilooski Edit)" (Alemanha, 1970 / remistura do Pilooski em 2007)
The Velvet Underground "I Cant't Stand It" (EUA, 1969)
Alto! "Pussy" (Portugal, 2009)
Black Flag "Fix Me" (EUA, 1978)
The Soft Pack "Extinction" (EUA, 2009)
Surfer Blood "Take it Easy" (EUA, 2009)
Douster "King of Africa" (França, 2009)
Thomas Mapfumo "Nyoka Musango" (Zimbabué, 1983)
Loketo "Extra Ball" (Congo-Kinshasa, 1991)
Missé Ngoh "La Vie C'est Terrible" (Camarões, ?)
L'Orchestre Empire Bakuba "Trouble, Ami Cointro" (Congo-Kinshasa, 1989)
Bob Dylan vs Pixies "Blowin in My Mind (Bootleg ToTom)" (EUA)
Cordel do Fogo Encantado "Ai Se Sesse" (Brasil, 2001)

69'50" / 87.5MB

Disponível aqui e no mixcloud:

Gil Scott-Heron em Maio



Já não deve ser novidade para ninguém, mas aqui fica, para quem tenha estado ausente deste mundo nos últimos dias: GIL SCOTT-HERON VEM CÁ! Aos 61 anos de idade, o autor de "The Revolution Will Not Be Televised", músico poeta inspirador do hip hop e outras linguagens da música das últimas décadas, virá à Aula Magna, a 17 de Maio, estando também prevista uma actuação no Porto, em sala e data a anunciar. Os bilhetes para a Aula Magna já se encontram à venda.

Shane McGowan e amigos pelo Haiti



Na sequência do terramoto que abalou o Haiti, Victoria Clarke, a namorada de Shane McGowan, e o próprio reuniram uma série de amigos e gravaram "I Put a Spell on You", de Screamin' Jay Hawkins, para um single cuja receita da venda online reverterá para a Concern, uma agência humanitária com sede na Irlanda. Com McGowan gravaram nomes como os de Nick Cave, Crissie Hynde, Glen Matlock, Mick Jones, Johnny Depp e Bobby Gillespie, entre outros.



terça-feira, 2 de março de 2010

Primeiros nomes para o FMM

Os dois primeiros nomes divulgados pela organização do FMM são Staff Benda Bilili, esse magnífico colectivo congolês de músicos de rua que no ano passado lançou pela Crammed a preciosidade chamada "Très Très Fort" (um dos dois ou três melhores discos do ano por aqui), e... The Mekons, sim, os Mekons sobreviventes do punk inglês dos anos 70. Ambos os grupos têm actuações marcadas para o castelo de Sines, os Mekons no dia 29 e os Staff Benda Bilili no dia 31. Os ingleses têm ainda uma data agendada para Lisboa, dia 31, no Maxime.

O FMM desenrola-se entre 23 e 31 de Julho, com Porto Covo a receber a festa nos três primeiros dias, passando depois tudo para a cidade de Sines, com dois dias no Centro de Artes e os restantes nos palcos do castelo e da avenida da praia.