quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Coisas boas que vão acontecer nos próximos dias e que são, convenhamos, imperdíveis

1. Temos um caso destes já hoje. Dan Kaufman no Lounge. O nome não vos diz nada? É o mentor dos Barbez, o colectivo nova-iorquino que já chegou a gravar pela Tzadik e que já esteve duas vezes em Portugal, sendo a última muito recente, há poucos meses, num MAGNÍFICO concerto no FMM Sines. Kaufman traz a Lisboa as duas guitarras (a normal e a lap steel) para apresentar o projecto Shibboleth, onde se juntará a dois músicos portugueses, Enrique TK (contrabaixo) e Gustavo Costa (bateria e percussões). A entrada é, como sempre, livre.

2. O Out.Fest do Barreiro terá amanhã aquela que será provavelmente a sua segunda noite mais concorrida desta edição, depois do concerto de Panda Bear na semana passada. Amanhã, vão subir ao palco do Convento da Madre de Deus da Verderena, os norte-americanos Emeralds, que contarão na primeira parte com Kosmicdream, um projecto de Guilherme da Luz, membro dos lendários Tantra. Vai ser uma noite absolutamente cósmica.

3. Por falar em cosmos, não há como perder a cerimónia magna do drone, no domingo, na ZDB, com os Master Musicians of Bukakke! Não há mesmo maneira de perder isto. A ZDB apresenta ainda este fim-de-semana, mas já amanhã, sexta-feira, o regresso a Lisboa de Steffen Basho-Junghans, com Back to Comm a aparecer também no cartaz.

4. O Doc Lisboa 2010 começa hoje. Se for como nos anos anteriores, a maioria das propostas do festival de cinema documentário serão quase como que obrigatórias, mas fica aqui o destaque para uma delas, pelo menos, que decorrerá no próximo sábado e que coincide com a sessão de encerramento da Festa do Cinema Francês: "Benda Bilili!", documentário deste ano, realizado por Renaud Barret e Florent de la Tullaye, sobre, como não poderia deixar de ser, os congoleses Staff Benda Bilili. Às 22h, na sala principal do São Jorge. E diz-se que depois haverá uma festa africana... (Quem se deslocar amanhã a Almada, ao auditório Fernando Lopes Graça, também poderá ver o filme, no âmbito da programação da Festa do Cinema Francês.)

5. Para a semana, também haverá muitos motivos para se sair de casa, para usar a expressão típica de programas de televisão dedicados a agendas culturais. Na terça-feira, por exemplo, o compositor Terry Riley, que anda por aí com uma digressão comemorativa dos seus 75 anos, vai ao Theatro Circo, em Braga. Por Lisboa, na Quinta-feira, acontece a primeira das "Só Desta Vez", conjunto de três noites no Lux com os Paus e convidados. Desta vez, os convidados serão Filho da Mãe e João Nogueira, nas guitarras eléctricas, e Eduardo Raon, na harpa. No sábado, 23, vai haver Hipnótica a lançarem o magnífico álbum novo no Maxime e, no Musicbox, uma noite com El Guincho, Toro y Moi e Noiserv. Por falar em Toro y Moi, o norte-americano vai também estar no Porto, numa festa da Lovers & Lollypop no Plano B, na quarta-feira da próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.