terça-feira, 25 de junho de 2013

Quando a música ainda era uma arma

1985. Little Steven, da E Street Band do "boss", juntava meio mundo de músicos ocidentais para gravar uma canção (mais até: um álbum) de protesto contra o Apartheid. Na canção, prometiam o boicote a Sun City, o resort sul-africano, ainda que com estatuto independente, onde o outro meio mundo de músicos ocidentais tinha ido tocar. Acima de tudo, fizeram o sentido de revolta correr mundo, lembrando a opinião pública de que havia um regime segregacionista instalado naquele país africano.

No protesto participaram, entre outros, Bruce Springsteen (que, curiosamente, o eterno amigo Steven não teve coragem de convidar pessoalmente), Miles Davis, Bono, Lou Reed, Bob Dylan, Peter Gabriel, Bob Geldof, Joey Ramone, Afrika Bambaataa, Clarence Clemons, Ringo Stark, Run D.M.C., Gil-Scott Heron, entre muitos outros numa lista que parece interminável, num colorido de caras e de vozes. O documentário foi realizado por outro nome grande, também na música: Jonathan Demme.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.