sábado, 10 de dezembro de 2005

Hoje fui ao circo

Tenho uma vaga lembrança de ter ido com primas minhas ao Coliseu dos Recreios para ver o circo, teria eu uns quatro ou cinco anos. Fiquei deslumbrado, naturalmente, com aquele espectáculo. Na sua essência, é o espectáculo dos espectáculos. Tem música, tem humor, tem performances físicas, tem demonstrações dessa característica tão própria do homem em ultrapassar as fronteiras da sua vivência comum.

Desde então, creio que nunca mais fui a um espectáculo de circo propriamente dito. Hoje, de manhã, fui com o Tomás ao Coliseu dos Recreios, para ver o circo. A prova de que o circo é um espectáculo de magia estava estampada nas caras de todas aquelas crianças, das mais diversas idades. Até o Tomás se riu com o espectáculo final dos palhaços. Da perspectiva de um adulto, supondo que também ele não se deixa levar pela mesma magia (é mentira: claro que se deixa levar), aquela alegria das crianças é só por si uma experiência única.

Mas houve algo que me deixou revoltado, porém. Já sabia que ia encontrar aquilo e estive mesmo até para não ir. Os animais continuam a fazer parte destes circos. Os animais que não escolheram seguir esta vida, os animais que não têm hipóteses de fugir à obrigação de servirem de espectáculo para os humanos, os animais que são tratados com todos os sorrisos e carinhos na pista, quando todos sabemos que, lá atrás, as condições são as piores possíveis. Enchi-me de vergonha por estar no meio de todos aqueles adultos que batiam palminhas aos patos que andavam de um lado para o outro, à cabra que teimava em não saltar os obstáculos, ao leãozinho cria que andava a ser mostrado pelas bancadas do coliseu. Filhos da puta. Sois a prova que, apesar de toda a evolução que a raça humana contemplou ao longo destes milénios, continuais a ser uma reles tribo de velhacos exploradores dos outros seres que vos rodeiam. Sois uns verdadeiros filhos da puta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.