segunda-feira, 19 de setembro de 2005

World's End Girlfriend

Image hosted by Photobucket.com
WORLD'S END GIRLFRIEND "The Lie Lay Land" (Noble, 2005)

Ele não deve gostar muito de aparecer. Faz tudo para permanecer incógnito, inclusive pedir à editora para suprimir a sua "bio" do site daquela. Sabe-se, porém, que vem do Japão e que começou a compôr desde os 12 anos, com uma guitarra, um piano, vários gravadores de cassette e uma vasta colecção de discos do pai. Diz-se que desde então criou cerca de 600 canções.
Esta é a história de um bedroom musician (como se chamava nos anos 90 aos putos que começavam a despontar na electrónica home-made, como Aphex Twin ou Squarepusher) que quer ser, sozinho, uma banda rock. "The Lie Lay Land" é já o terceiro álbum de World's End Girlfriend, depois dos excelentes "Farewell Kingdom" (Noble, 2001) e Dream's End Come True (Noble, 2002). Da discografia constam ainda vários EPs, participações em compilações diversas e um álbum gravado sob outra designação, Wonderland Falling Yesterday. O que se pode escutar em "The Lie Lay Land" não se afasta muito do que já se ouvia naqueles discos anteriores: um microscópico trabalho de corte e costura que envolve orquestrações e cadências roqueiras muito próximas de grupos como os godspeed you! black emperor ou os Rachel's, cosidas com a mais fina linha que costureiros de elite como DJ Shadow, Amon Tobin ou o português Kubik utilizam nas suas obras. Escutam-se muitos violinos e violoncelos, muitas guitarras eléctricas, conjuntos completos de bateria e percussão, saxofones, bandolins, realejos, blips, clicks e outros ornatos electrónicos, pássaros e passarinhos, estranhas vozes e estranhos sussurros, ruídos dispersos e um conjunto aparentemente inesgotável de outras fontes sonoras. Perpassa por todo o disco uma velha ideia de cinematografia que lhe confere um charme romântico que nos habituámos a conhecer em certas cenas indie europeias, como a da Islândia dos Sigur Rós, Múm e Apparat Organ Quartet. Mas agora é (ou parece ser) a vez do Japão dar cartas. O resto do catálogo da Noble, selo que começou precisamente com World's End Girlfriend, parece estar ali a dizer que é coisa para não ficar por aqui...
(8/10)
Ouçam We Are the Massacre e vejam também o videoclip.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários antigos, da haloscan/echo, desapareceram. Estão por isso de regresso estes comentários do blogger/google.