quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Haxixins em Portugal!

Um dos melhores casos recentes de revivalismo da cena psicadélica dos anos 60, os brasileiros Haxixins, vem a Portugal, em Abril, para uma mini-digressão:

Dia 18 - Lisboa, Lounge
Dia 19 - Beja, Galeria do Desassossego
Dia 24 - Lisboa, local a anunciar (concerto inserido num Wonderland Club)
Dia 25 - Coimbra, local a anunciar (idem)
Dia 26 - Porto, Plano B

Os Haxixins lançaram recentemente o seu álbum de estreia por uma editora portuguesa, a Groovie Records.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Na próxima sexta-feira...

Abriu a época na Rádio Zero

A Rádio Zero está a aceitar, até dia 12 de Fevereiro, maquetas para novos programas. Os interessados devem consultar as instruções aqui. A Rádio Zero é um projecto da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, uma espécie de RUT do século XXI, e tem emissão local e online.

Abril, concertos mil

Abril começa a rebentar pelas costuras com tanto concerto... Mais um nome a acrescentar à lista: Black Lips. 21 e 22 de Abril, no Porto Rio e no Lux, respectivamente.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Última hora!

Nick Cave and the Bad Seeds em Lisboa e Porto, a 21 e 22 de Abril, respectivamente. Weeeeeeeee!!!

Konono no.1 também em Lisboa. E com o Tony Allen!

Quem reparou nisto foi o Luís Rei, das Crónicas da Terra. Afinal, os Konono no.1 também se deslocam a Lisboa, para um concerto no CCB, a 1 de Agosto, cerca de um mês após a passagem pelo Festival Mestiço da Casa da Música do Porto. E no mesmo dia, também no CCB, estará ainda o baterista Tony Allen, que pareceu tomar definitivamente o gosto pelo nosso país.

domingo, 27 de janeiro de 2008

El Guincho!

E se os Animal Collective chegassem definitivamente a África? E se o Panda Bear passasse o tempo inteiro a loopar guitarras do Senegal? E se, e se, e se depois?
Pablo Díaz-Reixa -- até podia ser da família do Antón Reixa, dos Resentidos -- largou Lanzarote, nas Canárias, e hoje, diz-se, anima festas bombásticas em Barcelona. Sob o pseudónimo El Guincho (o nome de uma águia pescadora que se encontra no arquipélago espanhol), tem um disco a sair agora mesmo que vai dar ainda muito que falar. Oiçam este estrondo no seu myspace.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O MySpace da semana #4



www.myspace.com/jorgeferraz
Projecto: JORGE FERRAZ
Cidade: Lisboa
Descrição tola de tão breve que é: O Jorge Ferraz (ex-Ezra Pound e a Loucura, ex-Santa Maria Gasolina em Teu Ventre, ex-God Speed My Aeroplane, ex-God Spirou, ex-Muad'Dib Off Distortion, ex-muitas outras coisas) continua agarrado à guitarra, agora a solo, socorrendo-se de programações, para fazer um álbum que deverá sair em breve pela Zounds/Sabotage.
Tema a ouvir já: Latin Dark Fuzz (com Anabela Duarte)

Experiência mais ou menos macabra do dia

Neste preciso momento, a Amália Rodrigues está online no myspace.

Mais um da lista

Parece que há mais uma concretização de um pedido da lista de concertos desejados para 2008. Animal Collective! Dia 28 de Maio no Theatro Circo de Braga, dia 29 no Lux (ver myspace). Bela notícia.

Cohen, 20 anos depois?

Não é todos os dias que se ouve anunciar uma digressão de Leonard Cohen. O poeta e cantor canadiano prepara-se, de facto, para uma digressão pela América do Norte, em Maio, e pela Europa, no Verão. Só em Fevereiro se saberá mais sobre as datas que farão parte desta digressão, mas em Portugal houve quem já começasse a mostrar o interesse por ter o senhor Cohen de volta, 20 anos depois do concerto no Coliseu. Numa petição dirigida ao próprio (ei, malta, faria mais sentido que a petição fosse dirigida aos promotores nacionais, mas vai dar ao mesmo), pede-se que Portugal seja incluído no roteiro desta digressão, a qual, dada a idade de Cohen (73 anos) e o seu carácter arredio do mundo do show-biz, pode bem ser a última...
Por favor, é assinar:
www.petitiononline.com/Cohen08/petition.html

As máquinas do demo

"Evil Machines", a opereta escrita a meias por Terry Jones e Luís Tinoco, está actualmente em cena no São Luiz, em estreia mundial. Quando se é absolutamente fanático, ao limite do enciclopédico, pelo trabalho dos Pythons, fica-se com comichão na barriga ao saber-se que se vai poder assistir a esta tal estreia mundial do trabalho de um deles. Mas essa comichão passa rapidamente e no intervalo entre os dois actos já se pensa "era isto, afinal?".
Há em "Evil Machines" um problema fundamental de definição. É uma opereta para crianças que se mascara, na forma como é vendido, como espectáculo para adultos. Será porque só os adultos sabem quem é Terry Jones, o verdadeiro chamariz para este espectáculo? Mas as crianças não vão sozinhas a uma opereta... São os pais (adultos, portanto) que as levam. Será porque as crianças teriam dificuldade em compreender uma opereta? Os próprios adultos têm dificuldades para entender o texto cantado daquela forma, é certo...
Os textos de Terry Jones, que serviram de base ao libreto, não tinham esse problema. Eram textos para crianças, ponto final. Decorre daqui que o libreto segue uma estrutura porventura interessante para os mais novos, mas demasiado vista para os crescidos. A maioria dos gagues são lugares comuns (desde a brincadeira com o anúncio para os espectadores desligarem os telemóveis até ao quiz que derrota a persona diabólica do inventor). É verdade que há, no jogo com elementos do cenário, momentos muito bons, como aquele em que o despertador se atira da nuvem de ferro. É também verdade que o acompanhamento musical, da composição de Luís Tinoco, em conjunto com as excelentes vozes dos actores leva o texto além da simples representação dramática. Mas o texto devia ser mais ambicioso. Fica a sensação de muita parra e pouca uva. Levem a criança que estiver perto de vós, se forem ao São Luiz. Só para fazer a experiência. É que aquela que está dentro de vós é capaz de não se divertir por aí além...

Charadas #451

Jarros com flores secas, um maço de tabaco, um cinzeiro com beatas, um bule de chá, pelo menos dois retratos do autor do disco, entre outros elementos que compõem esta imagem doméstica.

Sit down

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Charadas #450

Um girassol preenche toda a capa. Ainda há um olho e uma boca.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Concertos na zê

Tem piada que há dias, enquanto escutava os dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS, pensei nos Zu, um trio italiano que passou pela ZDB há quase três anos e que deixou as melhores recordações nas poucas duas ou três dezenas de pessoas que estiveram no aquário nessa noite. O saxofone baixo de Luca Tommasi fazia tremer o chão, o baixo de Massimo Pupillo fazia temer pela segurança da ZDB, a bateria de Jacopo Battaglia fazia pensar que estávamos num comboio desgovernado a alta velocidade. Foi inesquecível e a experiência talvez se volte a repetir, pois os Zu vão voltar ao aquário, num concerto promovido em conjunto com a Filho Único. É já no próximo dia 6 de Fevereiro! E há mais novidades para a ZDB, que parece estar a preparar-se para um 2008 a fazer lembrar o período intenso de 2004 a 2006:

Sábado // 02 de Fevereiro às 23h00
Red Trio (PT)
Carlos Pereira - Epiphany (PT)

Segunda // 04 de Fevereiro às 23h00
Bro-x (PT)
Andy Punch / DJ set (PT)

Quarta-feira // 06 de Fevereiro às 23h00
Zu (IT), Tropa Macaca (PT)

Sábado // 09 de Fevereiro às 22h00
André Cabaço (MZ/PT)

Quinta-feira // 14 de Fevereiro às 23h00
Steffen Basho Junghans (DE)
David Daniell (US) & David Maranha (PT)

Sexta-feira // 15 de Fevereiro às 23h00
Lydia Lunch (US)
Flanela de Tal (PT)

Sábado // 16 de Fevereiro às 23h00
Golden Jooklo Age (IT)
Manuel Mota (PT)

Charadas #449

Quatro homens de camisa vermelha e gravata preta param numa escada para observar algo à sua esquerda.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

sábado, 19 de janeiro de 2008

Mão Morta: alteração de data

A data previamente anunciada para o arranque da digressão do espectáculo Maldoror, levado ao palco pelos Mão Morta, estava incorrecta. Assim, o concerto de Torres Novas, no Teatro Virgínia, realiza-se a 23 de Fevereiro e não a 28, como estava anunciado. Eis as datas completas da digressão de Maldoror:

23 de Fevereiro - Torres Novas, Teatro Virgínia
7 e 8 de Março - Viseu, Teatro Viriato
13 de Março - Leiria, Teatro José Lucio da Silva
5 de Abril - Faro, Teatro Municipal
12 de Abril - Estarreja, Cine Teatro
23 de Abril - Lisboa, Culturgest
3 de Maio - Braga, Theatro Circo

O MySpace da semana #3



www.myspace.com/duassemicolcheiasinvertidas
Projecto: dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS
Cidade: Lisboa?
Elementos: X, Desmarques, Monstro, Trigger, Flapi, Furtos.
Descrição tola de tão breve que é: é o jazz, é a improvisação, é o punk, é... o raio de uma grande festa.
Tema a ouvir já: Franeks Frenetics
Próximos concertos: 19 Jan - Grémio Lisbonense; 25 23 Jan - MusicBox, Lisboa

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

E já que se fala na Lydia Lunch...

...eis a deixa ideal para falar de Nick Cave. "Dig, Lazarus, Dig!!!" é o nome do novo disco, agora de volta aos Bad Seeds. A saída está marcada para dia 3 de Março mas já se pode escutar o single homónimo no site oficial ou até mesmo ver o vídeo respectivo. Os Grinderman fizeram-lhe muito bem, pelos vistos. Este, aliás, arrisca-se a ser mais um ano Nick Cave (existe uma certa tendência para que os anos bissextos sejam anos Nick Cave, vá-se lá perceber porquê), tanto mais depois dessa excelente banda sonora produzida a meias com o outro Grinderman e Bad Seed Warren Ellis para o filme "The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford" (bom, é do ano passado mas não interessa).

Lydia Lunch de volta



Apontem: Lydia Lunch em Portugal, em Fevereiro, para dois concertos, um na ZDB (dia 15) e outro em Guimarães, no Teatro de São Mamede (dia 16).

Mais uma penada

EMI despede um terço dos seus funcionários. Notícia aqui.

Charadas #446

Um penso.

(Logo existo?)

(Peço desde já desculpa pela piada de mau-gosto.)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A tragédia do ano

Aqui.

Charadas #445

Um Elvis vermelho, um Elvis amarelo, um Elvis azul... Muitos Elvises!
(E um pedido de desculpas por não ter havido charadas na sexta-feira.)

Próximas datas de "Maldoror"

Estas vão ser as datas da digressão nacional do espectáculo "Maldoror", levado a palco pelos Mão Morta e cuja estreia ocorreu em Maio do ano passado, em Braga. E é justamente no mesmo local, no Theatro Circo de Braga, que no dia 3 de Maio se fecha definitivamente o pano sobre este espectáculo baseado nos "Cantos de Maldoror" de Lautréamont.

28 de Fevereiro - Torres Novas, Teatro Virgínia
7 e 8 de Março - Viseu, Teatro Viriato
13 de Março - Leiria, Teatro José Lucio da Silva
5 de Abril - Faro, Teatro Municipal
12 de Abril - Estarreja, Cine Teatro
23 de Abril - Lisboa, Culturgest
3 de Maio - Braga, Theatro Circo

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O MySpace da semana #2



www.myspace.com/lauropalma
Projecto: AGRUPAMENTO MUSICAL LAURO PALMA
Cidade: Caldas da Rainha
Elementos: Levibora, Mané Piton, Toninho Cascavel, Lauro Cobra.
Descrição tola de tão breve que é: Ska, muito ska, música de baile, palavras sempre acabadas em vogal (ex: Famel, não, Famele, sim), trolhices afins. São a prova científica de que Peste & Sida mais Ena Pá 2000 poderia perfeitamente dar Gogol Bordello.
Tema a ouvir já: Vi a Luz
Próximos concertos: 15 Fev - Galeria Desassosego - Beja; 28 Fev - Maxime - Lisboa

Charadas #444

O novo vocalista da banda destrói um espelho ao murro.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Charadas #443

O raio-x de uma cabeça. Os ferros dizem que já houve acidente.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Michael Gira: mais informações

Pronto, já há conhecimento das datas em que Michael Gira vem a Portugal e mais informações sobre os concertos. Sim, concertos: há pelo menos dois. O primeiro será em Leiria, no Teatro Miguel Franco, a 24 de Fevereiro. No dia seguinte é a vez da ZDB. Michael Gira terá a companhia em palco do italiano Fabrizio Modonese Palumbo, dos Larsen, o qual fará também as primeiras partes.

Seria interessante...

Por falar em Kerouac, seria de todo interessante que alguém por cá pegasse no imenso trabalho e universo estético do falecido Luiz Pacheco e lhe rendesse a devida e definitiva homenagem, não? Afinal, que outro escritor português mais bem encaixaria na linguagem do rock'n'roll? Nenhum.

(Bom, pensando mais no assunto, talvez seja melhor deixar estar o Luiz Pacheco sossegado. Ainda aparece o Pedro Abrunhosa...)

Põe o pé na estrada

Beats de toda a Lisboa e arredores, tomem nota que na próxima sexta-feira há homenagem a Jack Kerouac, no Musicbox. O autor de "On the Road" vai ser alvo do tributo pelas cordas de Tó Trips e pela voz de Tiago Gomes (Bíblia) na leitura de excertos do livro, numa recriação de um espectáculo criado no ano passado por ocasião dos 50 anos da morte do escritor da primeira edição. Não deverá haver mais oportunidades de assistir a esta homenagem. O espectáculo tem início marcado para a meia-noite. A entrada custa €8 (inclui €3 de consumo).

Charadas #442

A rosa do fotógrafo holandês.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Já há um desejo cumprido! Weee!

Adivinhem quem vem a Portugal no próximo mês de Fevereiro.

Tem 53 anos e é um sobrevivente na melhor definição da palavra. Foi o principal mentor dos Swans. Hoje edita nomes como os de Akron/Family, Lisa Germano, Devendra Banhart, Calla e muitos outros através da Young God Records. Encabeça, desde que acabou com os Swans, os Angels of Light, uma formação mutante por onde já passaram vários músicos. E cultiva também uma carreira a solo, sob a qual volta ao nosso país em Fevereiro, para um concerto na ZDB (até ver, é o único local que se sabe). MICHAEL GIRA!

Charadas #441

O feto de um anjo. E desenhado, acreditem ou não, a ponta bic.

Roteiro livre

Pegando na ideia do Daniel Oliveira, no seu arrastão, aqui fica também a proposta: ajudem a definir um roteiro de bares e salas de espectáculo, de Norte a Sul do país, onde saibam que seja permitido fumar. A primeira contribuição:

- Incógnito
- Lux (apenas nos espaços ao ar livre)
- Mahjong
- Mini-mercado
- Musicbox

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Babyshambles transferidos para o Lux

Devido à venda fraca de bilhetes, o concertos de Pete Doherty e os seus Babyshambles, na próxima terça-feira, que estava anunciado para o Coliseu dos Recreios, vai antes realizar-se no Lux. A informação foi dada há momentos pela promotora do evento, a Ritmos, através de comunicado. Os bilhetes entretanto adquiridos para o Coliseu permanecem válidos para o Lux. A abertura de portas é feita às 21h30 e o início está agendado para uma hora mais tarde.

O MySpace da semana #1

(Isto é uma tentativa arriscada de manter uma rubrica regularmente, sobre novos projectos de músicos portugueses que mereçam destaque. Vamos a ver.)



www.myspace.com/gnulx
Projecto: GNU
Cidade: Lisboa
Elementos: João Pinheiro (bateria e percussão), Pedro Soares (baixo, guitarra, teclado), Filipe Bernardo (sintetizadores).
Ligações: o Filipe Bernardo é o Sushi, o teclista dos Hipnótica.
Descrição tola de tão breve que é: os Aavikko começaram a dar no math-rock e continuam divertidos à mesma.
Tema a ouvir já: Formiga
Próximos concertos: 11 Jan - Clinic, Alcobaça; 25 Jan - Lugar Comum-Fábrica da Pólvora, Oeiras

Charadas #440

Um berlinde e uma boca (ou aquilo que toda a gente pensou que fosse).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Trilok Gurtu em Águeda

Frequentemente apelidado de melhor percussionista do mundo, Trilok Gurtu, que já esteve no FMM de Sines em duas belas ocasiões, vai voltar este ano aos palcos nacionais, para um concerto no Cine-Teatro São Pedro, em Águeda, a 11 de Abril. Mais informação sobre o espectáculo e sobre o ciclo "Sextas Culturais 2008", que inaugura no próximo dia 11 com os Gaiteiros de Lisboa, no site da Associação Cultural d'Orfeu.

Wraygunn nos teatros

É certo e sabido que desde há dois ou três anos está mais ou menos consolidada uma rede incrível de novos equipamentos culturais espalhados pelos concelhos do país. Os Mão Morta já fizeram uma pequena digressão por alguns destes espaços, nas "Sessões de Inverno" de há três anos, e agora é a vez dos Wraygunn aproveitarem também essa rede para uma série de concertos:

1 Fev - Arcos Valdevez
2 Fev - Tondela, ACERT
7 Fev - Coimbra, TAGV *
8 Fev - Guimarães
9 Fev - Estarreja, Cine-Teatro *
14 Fev - Bragança, Teatro Municipal
15 Fev - Viseu, Teatro Viriato
23 Fev - Alcobaça, Cine-Teatro *
29 Fev - Lisboa, Lux *
8 Mar - Évora, Teatro Municipal *
14 Mar - Porto, Teatro Sá da Bandeira *
15 Mar - Vila Real, Teatro *
28 Mar - Sines
29 Mar - Leiria (a confirmar)
4 Abr - Portalegre, CAE
10 Abr - Guarda, Teatro Municipal *

* c/Sean Riley & The Slowriders

Charadas #439

O pormenor de uma mão a "rasgar" uma Fender Jaguar, numa imagem desfocada e a tons de rosa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Charadas #438

Um doughnut, uma letra de dicionário e uma bola de snooker.