sexta-feira, 31 de março de 2006

Charadas #227

Image hosting by Photobucket

Vicious 5 numa sala perto de si

E continua a "digressão":

MARÇO 31 ROCKATARACK - Santa Maria da Feira
ABRIL 1 Whisky Bar - BRAGA , Prado
ABRIL 20 AR D'RATO (antiga Scotch Club), COIMBRA
ABRIL 28 Rockfest IV - PORTIMÃO
MAIO 06 Semana Académica De Lisboa + WRAYGUNN e BLASTED MECHANISM
MAIO 12 Oeiras
MAIO 21 PORTALEGRE + X-WIFE
JUNHO 2 Auditorio da Biblioteca Municipal - BARCELOS
JUNHO 3 Carpe Diem - STO TIRSO

quarta-feira, 29 de março de 2006

Homem tigre expôe de novo as suas garras

Image hosting by PhotobucketAí está o novo álbum do Legendary Tigerman, "Masquerade". E, a acompanhar o lançamento, eis dois concertos:
- hoje, em Lisboa (Lux);
- no sábado, em Vila do Conde, por ocasião do 1º aniversário da Solar - Galeria de Arte Cinemática.

Charadas #225

Image hosting by Photobucket

terça-feira, 28 de março de 2006

Charadas #224

Image hosting by Photobucket

Memórias do Rock Português

Image hosting by Photobucket

Adepto incondicional do rock português desde a adolescência, Aristides Duarte tem vindo a expor os seus vastos conhecimentos no jornal Nova Guarda desde 1998 e, mais recentemente, no blogue (obrigatório) rockemportugal.blogspot.com. Chegou a vez deste professor do ensino básico reunir esses textos (cinquenta e duas biografias de bandas) e acompanhá-los de fotografias e imagens e capas de discos, para editar um livro que sairá já no próximo mês. "Memórias do Rock Português", assim se chama o livro, vai ser apresentado no Sabugal (Guarda), o concelho onde Aristides vive desde que nasceu. A apresentação está marcada para o dia 8 de Abril, a partir das 16h, e será conduzida pelo João Carlos Callixto (o bissaide.blogspot.com), contando-se ainda com a presença de António Pissarra, director do Nova Guarda.

segunda-feira, 27 de março de 2006

Nikki Sudden (1956-2006)

Morreu ontem, em Nova Iorque, o antigo líder dos Swell Maps. Ainda não está confirmada a causa da morte, mas especula-se que possa ter falecido em consequência de uma overdose. Nikki Sudden formou os Swell Maps no inicío dos anos 70, em conjunto com o irmão e outros amigos de Birmingham. Mais tarde, já após a vaga do punk, o grupo viria a marcar o curso da cena independente que então germinava por terras britânicas. Editaram dois álbuns, "A Trip to Marineville" e "Jane from Occupied Europe", ambos com selo Rough Trade. Sudden seguiria uma carreira a solo, em paralelo com outro projecto por onde passou também o seu irmão, os Jacobites. O vocalista e guitarrista tinha um novo álbum já gravado e preparava-se para dar um concerto em Londres com os Jacobites, daqui a dois dias...

Tinariwen em Portugal


Os tuaregues guitarristas vêm, finalmente, a Portugal, para três concertos em Maio. A saber: Casa da Música, no Porto (dia 11), Clube Lua, em Lisboa (dia 12) e Teatro Virgína, em Torres Novas (dia 13).
site: tinariwen.artistes.universalmusic.fr

Charadas #223

Image hosting by Photobucket

"Há muito tempo..."

É verdade que eu não tenho o que me queixar, pois estive até à última hora para comprar o bilhete para o concerto do Damian Marley (amanhã, no Coliseu dos Recreios). Mas o que me deixa aborrecido é que, quando finalmente me decido, fico a saber na bilheteira do Coliseu que os bilhetes já estão esgotados "há muito tempo..." É como estar indeciso até à última para fazer uma viagem e então, num rasgo de entusiasmo, fazer todas as malas e chegar à estação para saber que já não há mais comboios...
(Para os interessados, ainda há bilhetes de camarote, porém.)

sexta-feira, 24 de março de 2006

TV Mouco

O Mouco não pára. Além da nobre teimosia com que continua a trazer alguns dos melhores projectos da actualidade da cena indie ao nosso país (a propósito, não percam em Abril This is Your Captain Speaking, Maquiladora, The Strugglers e Secondsmile), lembrou-se entretanto de abrir uma estação de TV...
Não, não é uma estação a sério, mas a diferença já pouco importa para os dias de hoje, dias da internet. Fuck the radio, fuck the radio, long live the internet, como entoavam no outro dia os Wu Tang e respectivo público. Na verdade, a TV Mouco faz uso do potencial do video google, onde estão já alojados alguns vídeos de concertos produzidos pelo próprio Mouco. Para ter acesso aos mesmos, basta ir a video.google.com/videosearch?q=TV+Mouco. Para já, há Explosions in the Sky, Hella, The Microphones, The Secret Sociey, Karate, Migala, Smog, Chris Brokaw, Calexico e Yellow Swans.

Charadas #222

Image hosting by Photobucket

quarta-feira, 22 de março de 2006

Charadas #220

Image hosting by Photobucket

Erro na agenda

Não se confirma os concertos de hoje dos Wraygunn e dos Vicious Five no Santiago Alquimista. Foram ambos cancelados.
Entretanto, foi acrescentado, também para o dia de hoje, o concerto dos Dead Combo, agora com novo álbum, no Bicaense.

segunda-feira, 20 de março de 2006

Imperdível

Image hosting by Photobucket

TROPICÁLIA JACTA EST

Pára já tudo. Isto promete vir a ser um acontecimento daqueles. Tom Zé por cá em Maio, agora com um espectáculo preparado especialmente para Portugal. Segue-se o "blurb" divulgado pela Sons em Trânsito, a produtora do evento:

ANOTAÇÕES DE PORTARIA
7 horas ? Portugal recebe a cultura moçárabe (a contragosto).
10 horas ? A canção celta chega ao ápice de seu desenvolvimento.
11 horas ? Abrem-se os salões para a poesia provençal.
12/13 horas ? Durante a sesta Portugal elabora sua inclusão neste caldo infusório. É uma imensa sesta, de sete rosários de Cronos.
14 horas ? Embala tudo numa pequena e concentrada cápsula.
16 horas ? Alguns navios partem com a cápsula, que vai parar no Brasil.
20 horas ? Nascemos no sertão da Bahia, às vésperas da Segunda Revolução Industrial. A cápsula se rompe em nossas veias e vem à luz o Tropicalismo.
Não se trata de uma conferência. São canções recheadas com historias do sertão.
assinado: TOM ZÉ
* * *
Tom Zé canta essas canções urbano-sertanejas acompanhado pelo músico Sérgio Caetano; ambos trabalham juntos no palco há longo tempo; é toda uma vivência artística e profissional a serviço dos pontos de vista mostrados no show, que falam da origem portuguesa do Tropicalismo.
Ficha técnica: Tom Zé: voz e violão; Sérgio Caetano: voz, guitarra, violão, percussão; Jarbas Mariz: voz, bandolim, percussão.
Datas: 4 de Maio - Lisboa - Culturgest, 10 de Maio - Porto - Casa da Música, 12 de Maio - Faro - Teatro Municipal

Charadas #218

Image hosting by Photobucket

sexta-feira, 17 de março de 2006

Charadas #217

Image hosting by Photobucket

Sintomático, sim

A Radar tem dois enviados especiais no festival de proporções gigantescas South by Southwest, em Austin, no Texas. São centenas de concertos (e filmes) a invadir a cidade todos os dias, numa produção com dimensões inimagináveis. Um dos enviados, o Pedro Ramos, relatava hoje de manhã, entre outras coisas, o sucedido no concerto de ontem dos Wu Tang (agora sem o "Clan"): segundo ele, o colectivo de hip hop terá ensaiado o cântico "fuck the radio!", ao qual o público aderiu de imediato. A seguir, e com a mesma colaboração do público, entoou o cântico "Long live the internet!".
É sintomático, sim. Os novos grupos que fazem do South by Southwest um acontecimento incrível não passam na rádio conservadora de hoje, à excepção de alguns casos marginais, dos quais a própria Radar nem sempre faz parte...
Fuck the radio, long live the internet.

quarta-feira, 15 de março de 2006

Charadas #215

Image hosting by Photobucket

Próximas acções d'O Mouco

14 Abril - This Is Your Captain Speaking
21 Abril - Maquiladora + The Strugglers
26 Abril - Secondsmile

(Sempre n'O Meu Mercedes é Maior que o Teu, na Ribeira. Mais informações em www.omouco.com)

terça-feira, 14 de março de 2006

...

E a esta hora, um grupo de felizardos estará a sobrevoar as planícies hexianas dos Earth. Daqui a pouco, as mesmas pessoas irão delirar com a destruição da Casa da Música (no pun intended) com os Sunn 0))).
Paciência...

O cartaz

Image hosting by Photobucket

Aí vem o álbum de Bypass

Apontem nas agendas: 5 de Maio é o dia de lançamento de "Mighty Sounds Pristine", o longamente aguardado álbum de estreia dos Bypass. A marcar o acontecimento, o grupo dá um concerto, no próprio dia, no auditório da CM da Moita. A edição de "Mighty Sounds Pristine" cabe à incansável Bor Land.

Mais um amigo na vizinhança

Descobri o blogue do bissaide através do Aristides Duarte, no seu Rock em Portugal. Comecei a lê-lo e a suspeitar que conhecia a pessoa que estava por trás dele. Pois é, o bissaide é o meu caro amigo João Carlos Callixto, jornalista com uma daquelas paixões singulares pela música portuguesa e tudo que a rodeia. Foi ele que me incentivou, em tempos, a escrever a biografia dos Mão Morta. Mais tarde, foi ele que organizou, também para as Quasi Edições, a compilação de letras de Jorge Palma ("Na Terra dos Sonhos").
Prestem, façam favor, uma visita regular ao bissaide. Com o bissaide e o rock em portugal, é caso para dizer que é todos os dias que alguém partilha connosco estes conhecimentos sobre a música que se fez por cá.

Charadas #214

Image hosting by Photobucket

A inveja é uma coisa feia



Que angústia por não ir hoje até ao Porto...

Sunn O))) e Earth - Casa da Música

Mão Morta na Casa da Música: cancelado

Foi cancelado o concerto previsto para dia 26 na Casa da Música.

segunda-feira, 13 de março de 2006

Sai um Lisboa Bar, entra um Última Sé

Foi com alguma consternação que soube do encerramento recente do Lisboa Bar, um dos sítios mais interessantes dos arredores do Bairro Alto, nos últimos tempos. O Lisboa Bar, nesta que foi mais uma encarnação rápida da sua existência, chegou a albergar excelentes festas e concertos, não deixando de ser bastante acolhedor nos dias em que não acontecia nada de especial.
Por outro lado, embora esta notícia já tenha um confrangedor ano de atraso, abriu um novo espaço ali para os lados da Sé, igualmente aberto a festas e concertos de pequenas dimensões. Ainda no outro dia, a propósito de uma reflexão sobre os palcos de Lisboa, colocava o Marquês da Sé na lista dos espaços defuntos. Havia aí um erro. É que o Última Sé é exactamente o mesmo espaço, embora tenha sofrido profundas obras de remodelação. Conferir em www.ultima-se.com.

Charadas #213

Image hosting by Photobucket

Heavy Trash em Coimbra

Image hosting by Photobucket
Faltava na agenda. Não fosse o meu amigo e camarada PA lembrar-me disso no elevador e ia acabar por ignorar, de forma absolutamente lamentável, a vinda da dupla Jon Spencer e Matt Verta-Ray, os Heavy Trash, a Coimbra, já no próximo sábado. O concerto está integrado no 4º "Coimbra em Blues", que se desenrola no Teatro Académico Gil Vicente. Nesta mesma noite, subirá ainda ao palco o guitarrista Kenny Brown, parceiro de R.L. Burnside ao longo dos últimos 26 anos.
tagv
heavy trash
kenny brown

sexta-feira, 10 de março de 2006

Charadas #212

Image hosting by Photobucket

Hoje à noite

Para os camaradas lisboetas:

Image hosting by Photobucket

Sir Richard Bishop (Locust) @ ZDB
Festa de lançamento da Mondo Bizarre #25 @ LEFT (Santos)

Legendas cómicas #1

Filme: Nathalie.
Cena: Um homem com ar de oriental ou finlandês e com uma ligeira tendência para trocar os RR por LL, como os chineses, fala dos Joy Division à personagem interpretada pela Fanny Ardant, que com ele segue no carro. A seguir, refere-se à anterior designação do grupo. Nas legendas aparece "Wallsaw"...

quinta-feira, 9 de março de 2006

Charadas #211

Image hosting by Photobucket

(Não é para irritar quem ontem pedia as charadas a hora certa, o que até é capaz de ser uma boa ideia. O problema é que hoje não vou ter provavelmente outra oportunidade para vir aqui.)

quarta-feira, 8 de março de 2006

Mais livros

Além da biografia dos Censurados, que aguarda edição (ver mais abaixo), há mais dois livros na calha sobre música feita em Portugal. Um deles tem mesmo edição prevista para breve, enquanto o outro ainda é "apenas" um blogue com o desejo de se materializar num livro.

Memórias do rock português
O autor de "Memórias..." é Aristides Duarte, incansável divulgador do rock português, sem qualquer espécie de espartilhos, dos mais obscuros conjuntos dos anos 60 aos mainstreamers e alternativos actuais, conforme se pode perceber no magnífico rockemportugal.blogspot.com. O livro deverá sair para as ruas no final deste mês ou no início do próximo, contando com duzentas páginas repletas de fotografias, capas de discos, biografias. O lançamento de "Memórias..." deverá ocorrer no Sabugal (Guarda), concelho de origem de Aristides Duarte.
A a Z do metal português
Ainda não há perspectiva de edição em livro, mas é esse o desejo de Dico, autor de uma enciclopédia sobre o heavy metal português, disponível em enciclopediadometalportugues.blogspot.com. A publicação no blogue das biografias de bandas portuguesas directa ou indirectamente relacionadas com o metal vai já na letra C.

Charadas #210

Image hosting by Photobucket

Angústia de Viver: a biografia dos Censurados

Está pronta a fotobiografia dos Censurados. Augusto Figueira e Renato Conteiro deram já por terminada a escrita de um trabalho que recupera muitas das histórias vividas por uma das mais importantes bandas de rock em Portugal nos anos 90. Desde o bairro de Alvalade, de onde saíram os já míticos Ku de Judas, aos projectos posteriores de cada um dos membros dos Censurados, "Angústia de Viver" documenta, com notável precisão, ocorrências que se arriscavam a ficar para sempre fora do domínio público (aposto que não sabem de onde vem o nome dos Peste & Sida, por exemplo). Ao texto juntam-se várias dezenas de fotografias e um prefácio do radialista Henrique Amaro.
Agora só falta mesmo a edição. Força, rapaziada.

terça-feira, 7 de março de 2006

Dia triste

Image hosting by Photobucket
Ali Farka Touré (1939-2006)

Um dos maiores embaixadores do Mali e da música africana no Ocidente faleceu hoje, vítima de doença prolongada. Há uma guitarra que vai deixar de chorar os blues. Adeus e obrigado, sr. Touré.
notícia BBC
notícia MSNBC

Charadas #209

Image hosting by Photobucket

Mão Morta à Casa da Música

26 de Março, 18 horas, no parque de estacionamento.

segunda-feira, 6 de março de 2006

Charadas #208

Image hosting by Photobucket

Outra vez?!?

Pixies no Pavilhão Atlântico, a 20 de Julho. Os bilhetes já estão à venda (28 euros para a plateia em pé).

(Ainda há cerca de dois anos aqui se lançava uma petição, que a MnC aproveitou para promover o espectáculo do Super Rock...)

sexta-feira, 3 de março de 2006

Lei da Rádio

Lembrou-me entretanto o Nuno Carrolo que as alterações à Lei da Rádio foram hoje publicadas em Diário da República. A lei nº 7/2006 constitui uma segunda alteração à Lei nº 4/2001, de 23 de Fevereiro. A primeira tinha já sido efectuada através da Lei nº 33/2003, de 22 de Agosto. Todos estes diplomas são consultáveis via Diário da República Electrónico:
Lei nº 4/2001
Lei nº 33/2003
Lei nº 7/2006

Charadas #207

Image hosting by Photobucket

Nova Ler Devagar na ZDB

Quem se deslocar agora à ZDB vai ficar surpreendido. A Ler Devagar, que há meses teve de abandonar as suas instalações na rua de São Boaventura, está agora no primeiro piso do edifício ocupado pela galeria na rua da Barroca, no espaço onde antigamente se realizavam os concertos e onde até há pouco tempo acontecia a "Comida do Povo". A livraria está aberta de quarta a sábado, das seis da tarde à meia-noite, fechando mais tarde nos dias de concertos.

Mondo Bizarre 25

A capa foi para os The Gossip, sendo os restantes principais artigos dedicados a Jel, Belle & Sebastian, If Lucy Fell, Tim Kerr, Gang of Four, WhoMadeWho, The Strokes, The Maharajas, The Black Lips, Tortoise & Bonnie Prince Billy, Derek Bailey, Cat Power, The Mountain Goats, Isobel Campbell/Mark Lanegan, Pop Dell'Arte, Mudhoney, JR Ewing, Neko Case e New York Noise. Esta edição deverá começar a aparecer pelos locais habituais a partir de hoje. A festa de lançamento é no próximo dia 10, no Left, em Santos.
www.mondobizarre.com

quinta-feira, 2 de março de 2006

Palcos alfacinhas

Não há fome que não dê em fartura.
Nos primeiros anos que se seguiram ao encerramento das portas do Johnny Guitar, em meados da década passada, não havia praticamente espaços de pequena dimensão, a que eufemisticamente ou não pudessemos chamar "clube", isto é, que oferecessem uma programação razoavelmente contínua. À excepção do Ritz Club e do seu vizinho, Hot Clube, e da irregularidade que ditava o funcionamento de casas como o Paradise Garage e o Marquês da Sé, Lisboa era um autêntico deserto para quem tinha ou quisesse ter rotinas de música ao vivo.
Mas as coisas mudaram, do branco para o preto, do oito para o oitenta. De há cerca de três anos para cá, a programação musical da ZDB levou ao Bairro Alto várias centenas de concertos. Ainda que com alguma irregularidade, o Santiago Alquimista assentou arraiais na oferta de espectáculos de pequena e média dimensão. A Caixa Económica Operária parece estar, finalmente, a apontar baterias para aquela que era a sua vocação mais indicada, oferecendo agora uma programação relativente regular, com festas e concertos a acontecerem todos os meses. O Maxime, na praça da Alegria, está aí com uma programação invejável. O SB Live (que porcaria de nome, já agora), novo projecto de Pita, técnico de som do mitificado Rock Rendez-Vous, vai abrir já neste mês, lá para os lados da Expo. Uma nova versão do Johnny Guitar prepara-se também para abrir em Santos, integrado num complexo que vai ainda oferecer condições para espectáculos de grandes dimensões. Um outro espaço para 400 ou 500 pessoas, especialmente orientado para sonoridades mais alternativas, poderá abrir em breve. Tudo isto quando ainda se fala que outros agentes do meio andam à procura de espaços para abrirem salas de concertos. E devo ter-me esquecido de alguma coisa pelo meio.
É bom. Claro que é bom. Mas, nesta altura, não é de todo despropositado que alguém se ponha a fazer algumas contas de cabeça, a tentar perceber se este histerismo súbito dos investidores não será contra-producente para o futuro de todos, incluindo os músicos e o público, os actores mais importantes desta história...

Ainda os Selfish Cunt, agora com imagens

As fotografias que se seguem foram tiradas no Maxime, pelo meu velho amigo Nelson Calvinho (a propósito, façam o favor de visitar o blogue de jogos que ele mantém a meias com outro velho amigo, o Dr Bakali: último nível).

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket
(Os copos chegaram a cair para cima do palco, tornando a performance de Martin Tomlinson razoavelmente perigosa; o grupo da mesa abandonaria aquele local pouco depois...)

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket

Image hosting by Photobucket
(Cheguei a falar-vos do cavalheiro que aderiu em grande estilo às síncopes cacofónicas dos Selfish Cunt?)

Charadas #206

Image hosting by Photobucket